Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RESSIGNIFICANDO PERÍMETRO UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS NAS TURMAS DE PROEJA DO IFES

Alex Muller Amorim, Roberta Gonçalves Lyrio, Flávia Gavinho Ferreira Araujo, Eric Rodrigues Teixeira

Última alteração: 2019-05-16

Resumo


Resumo: O trabalho foi realizado no Instituto Federal do Espírito Santo em turmas da Educação de Jovens e Adultos durante as aulas de Estágio Supervisionado com o objetivo de ressignificar o conceito de perímetro e identificar a importância do erro ao estabelecer comparações entre os resultados apresentados através do uso da fórmula e através de medições com régua e barbante, destacamos que os materiais recicláveis foi disponibilizado pelos alunos e pelos professores, deixamos aberto à escolha dos alunos. Inicialmente, as turmas foram separadas em trios e esses trios selecionaram materiais para realizar a medição, consistindo em caixas de leite, caixas de remédio, lata de óleo e outros. Após a explicação da atividade foram distribuídos os instrumentos de medição supracitados, de forma que, cada trio deveria retirar as medidas dos itens escolhidos com a régua obtendo os dados necessários para calcular o perímetro de seu material utilizando as fórmulas necessárias.