Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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CONSTRUÇÃO DE FIGURAS PLANAS NO GEOPLANO A PARTIR DE COORDENADAS CARTESIANAS

Jéssica Brenda L. Silva, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni

Última alteração: 2019-05-26

Resumo


O plano cartesiano refere-se a um método criado por René Descartes com o objetivo de facilitar a localização de pontos no espaço. Caracterizado por dois eixos perpendiculares que fazem parte de um mesmo plano, sua maior utilização está na exposição de gráficos de funções durante o ensino médio. Mesmo tendo um uso mais frequente no segundo grau, os alunos tem o seu primeiro contato com esse conteúdo no fim do ensino fundamental. Com o objetivo de ajudar os alunos a entenderem melhor sobre o assunto, foi desenvolvida uma atividade com o geoplano onde os alunos deveriam construir figuras planas a partir da localização de pontos e a ligação dos mesmos.  A atividade foi aplicada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental da escola Padre Anchieta, localizada em Vitória – ES, no fim do terceiro trimestre, em 2018. Por conta do alto índice de alunos em recuperação não foi possível fazer a atividade com a turma completa, então os alunos foram divididos em 3 grupos de 3 pessoas e foram auxiliados pela professora regente, pela bolsista que estava conduzindo os processos e por mais 4 bolsistas que auxiliaram os grupos durante as atividades. Foram utilizadas, como o planejado, duas aulas de 50 minutos para aplicação e conclusão dessa tarefa, sendo a primeira aula destinada à introdução do conteúdo de plano cartesiano e a segunda para execução. Logo após a divisão dos grupos, foram distribuídos os materiais que seriam utilizados. Pelo que pôde ser observado, era o primeiro contato dos alunos com o geoplano, o que causou estranhamento por parte de alguns. Após a organização dos grupos e distribuição dos materiais e uma breve explicação de como funcionaria, deu-se início as atividades. Foi pedido aos alunos para que considerasse o geoplano como o primeiro quadrante do plano cartesiano, sendo cada quadradinho 1 unidade e o eixo horizontal inferior o eixo “x” positivo e o vertical à esquerda, o eixo “y” positivo. A atividade consistia em determinar as figuras planas com as coordenadas dadas e em alguns momentos só eram dadas as coordenadas para que pudessem determinar qual figura se formava. O grupo que conseguia realizar a tarefa primeiro, deveria se manifestar, para que os bolsistas do PIBID que estavam auxiliando, conferissem se estava correta a solução. A cada acerto, ganhava-se 4 pontos e a cara erro perdia-se 2.  No início da atividade ficou nítido que os alunos não estavam preparados para lidar com o assunto, mas com o decorrer foram ficando mais atentos ao que era pedido.  Ao desenvolver essas atividades, pode-se notar que os alunos demonstram muito mais interesse em participar de aulas que envolvam competitividade, jogos e reunião em grupos pois foge do cotidiano escolar que os mesmos vivem. Apesar de se dedicarem e demonstrarem interessem em participar, ficou nítido o quanto a geometria é esquecida na educação básica pois perguntas como “o que é um pentágono?” surgiram durante esse processo.


 

Palavras-chave: Geoplano, PIBID, Plano Cartesiano.

Referências:

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Mente em sociedade - o desenvolvimento de processos psicológicos superiores. Harvard university Press: [s. n.], 1978.