O MATERIAL MANIPULATIVO ‘ALGEPLAN’: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA O ENSINO DE MONÔMIOS E POLINÔMIOS
Última alteração: 2019-05-24
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as potencialidades do material manipulativo chamado de Algeplan no intuito de desenvolver nos alunos o pensamento algébrico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo instrumentos usados na produção de dados foram o diário de bordo do pesquisador, produções dos alunos e registro fotográfico. O Algeplan foi usado para introduzir o estudo de monômios e polinômios com alunos do 8ºano do ensino fundamental numa escola localizada em Castelo, Espírito Santo. Os resultados revelam que o Algeplan dinamizou a aula despertando o interesse e a curiosidade dos alunos que formaram as expressões algébricas com autonomia. Propiciou a articulação entre conhecimentos aritméticos, geométricos e algébricos. Cabe frisar que o Algeplan foi manipulado de forma reflexiva e investigativa incentivando os alunos a representar, raciocinar e modelar situações relacionadas ao estudo de monômios e polinômios descobrindo propriedades e generalizações. Entendemos que o material facilitou à aprendizagem contribuindo para desenvolver nos alunos o pensamento algébrico.