Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A ANÁLISE DE ENUNCIADOS COMO FERRAMENTA PROPULSORA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

NATHALIA MARIA DIAS PAGUNG, CAMILA MARIA DIAS PAGUNG, MARCELENE ALVES DUARTE, LUCIANO LESSA LORENZONI, OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE

Última alteração: 2019-05-23

Resumo


Este trabalho relata uma experiência realizada por meio de ações desenvolvidas nos anos de 2015 a 2017, que visaram à análise de enunciados de problemas matemáticos com o intuito de identificar e compreender as dificuldades apontadas pelos alunos em avaliações internas e externas, dentre elas a Prova Brasil. As ações envolveram alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, sob orientação dos professores de Matemática e a equipe pedagógica. Constatou-se, com o trabalho desenvolvido, que o principal obstáculo encontrava-se na interpretação dos enunciados dos problemas propostos, já que os alunos, não familiarizados com o vocabulário, não conseguiam resolvê-los, embora apresentassem domínio dos conteúdos matemáticos exigidos para a resolução dos problemas. Nesse ínterim, considerando as fragilidades identificadas, nos propusemos a desenvolver um trabalho contínuo, de modo a fazê-los compreender e resolver as questões solicitadas, proporcionando entendimento e aprendizado consolidado das atividades sugeridas, principalmente sua aplicabilidade no contexto sociocultural.


Texto completo: Sem título