Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIFERENTES ABORDAGENS DO CONCEITO DE NÚMERO COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Marcela Mariah Leite

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


 

O trabalho desenvolvido integrou o campo da matemática na infância e práticas educativas vivenciadas nesta etapa da vida, numa abordagem histórico cultural. Tratou-se da observação e intervenção do trabalho realizado com a construção da noção de números numa instituição de Ensino Infantil do Sistema Municipal de Vitória, ES, com 18 crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos. Fundamentou-se no ensino da matemática numa perspectiva humana, na qual se baseia a necessidade da humanidade que desencadeia a apropriação de novos conhecimentos ou a sua ampliação a fim de suprir as necessidades de contagem e variação de quantidades. A partir de situações emergentes do cotidiano, observações, conversas, histórias virtuais, brincadeiras e jogos organizados em sala de aula, foi enfatizada a interação entre os sujeitos, procurando relacionar o contexto de realidade da comunidade inserida e os interesses das crianças para desenvolver práticas com trabalho da construção do conceito de número. Ressaltamos que essa ação integrou uma experiência vivenciada em um curso de extensão sobre ensino de matemática e educação infantil oferecido por um grupo de pesquisa do Instituto Federal do Espírito Santo. O curso se deu no Laboratório de Ensino de Matemática – Lem durante o segundo semestre de 2018.  Na experiência, procuramos abranger diversas maneiras com que podemos trabalhar a matemática, na Educação Infantil, como por meio da comparação, agrupamento, análise de massa, volume e velocidade, discussão sobre diferentes grandezas, correspondência um a um, descontruindo o ensino do conceito de número somente na forma de sua representação gráfica e a partir da contagem. Mas trabalhando de tal maneira que a criança pudesse perceber que o número está envolvido em diferentes situações que elas vivenciam. Segundo Carvalho (2010) necessitamos compreender o desenvolvimento no qual a criança se encontra, prestando atenção ao raciocínio lógico e a construção de conceitos matemáticos, precisamos trabalhar atividades práticas, envolvendo movimentos, músicas, desenhos, manipulação e jogos. Buscamos tornar o espaço educativo da Educação Infantil um local estimulante, de interação, diálogo, brincadeiras, em que a criança sinta-se à vontade e segura para se enunciar, se expressar, experimentar, agir sobre o objeto de estudo e se construir como sujeito e na construção de seus conhecimentos e noções matemáticas. Concluímos que a partir desta abordagem conseguimos ampliar a nossa visão da matemática para a educação infantil e possibilitamos aos alunos uma maneira mais ampla de contato com o conceito de número. É necessário compreender a educação infantil como a etapa inicial de contato com os conhecimentos científicos (MARAFIGA, 2017). Verificamos que as crianças lidam com matemática em diferentes momentos da vida e levam suas noções prévias para o ambiente formal de ensino, e por isso, possibilitar a socialização dos conhecimentos é importante para o processo de aprendizagem. Assim como, é necessário valorizar as situações cotidianas com as quais nos deparamos em sala de aula e torná-las ponto de partida de um ensino em que as próprias crianças se sintam estimuladas em encontrar respostas, e que propiciam uma aprendizagem significativa e mais prazerosa.