RELATO DE EXPERIÊNCIA
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2° GRAU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Tiago Bissi, Lígia Arantes Sad |
ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE A GEOMETRIA E A CARTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS | |
Alexsandra Lúcia Miranda Senna da Silva, Miguel Arcanjo Favoretti |
DIÁLOGOS SOBRE A MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE TEMPO INTEGRAL | |
Adriana Piumatti de Oliveira, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DE PESQUISAS APRESENTADAS NO PME 38 | |
Sabrine Costa Oliveira, Lauro Chagas e Sá |
(RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS PARA OS ANOS INICIAIS: UMA OFICINA MINISTRADA NO SEMINÁRIO DO PNAIC | |
Roberta Resurreição Souza, Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
Anderson José Silva, Luanda Carvalho da Silva, Hélio Rosetti Júnior |
APLICAÇÃO DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA USANDO CALCULADORA SEM ALGUMAS TECLAS EM TURMAS DE 8ª SÉRIE | |
Weverton Augusto da Vitória, Emanuele Molinaro, Ingrid Lorena Lima Peterli, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
A ARTE DE CONTAR OS NÚMEROS | |
Jose Carlos Thompson Silva, Jessica Galon da Silva |
GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM JUROS NO ENSINO MÉDIO | |
Lauro Chagas e Sá, Cátia Aparecida Palmeira |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA: TRABALHANDO COM O TANGRAM | |
Thaís Leal da Cruz Silva |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE TEORIA DE GRAFOS | |
Lauro Chagas e Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
DOMINÓ LOGARITMOS UMA ATIVIDADE LÚDICA COM ALUNOS DE PROEJA | |
Patrick Storch Sorio |
FUNÇÃO QUADRÁTICA: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Patrick Storch Sorio |
A PREPARAÇÃO PARA OBMEP | |
Cassiano Louzada, Rafael Faria Boia, Marcelo Alves Santos, Pollyana Oliveira Miranda Pedrazzi, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon |
MANCALA: USO DO LÚDICO NO ENSINO MÉDIO | |
Priscilla Casteluber, Ariel Wesley Soares, Waldiléria Silva Viana |
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES | |
Clarice Segantini, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
CONTRIBUIÇÕES DA MARATONA DO PIBID NO ENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS | |
Rômulo Lima Curcio, Vinícius Procópio Salvador, Bruna Fernanda Almeida de Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOB OUTRA PERSPECTIVA | |
Ana Claudia Pezzin, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES | |
Jackeline Azevedo Silva dos Santos, Helio Rosetti Junior |
CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA DE UMA TURMA DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Weverton Augusto da Vitória, Milza Mara Terra, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ALTAS HABILIDADES NA SALA DE AULA | |
Cassiano Louzada, Thais de Souza Santos, Thalita Brum Rosário, Pollyana Oliveira Miranda Pedrazzi, Maria Laucinéia Carari |
POSTER
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APROPRIAÇÃO DOS NÚMEROS COMPLEXOS: UM RESGATE HISTÓRICO DE CARDANO A GAUSS | |
Nilson Alves da Silva, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Raphael Stafanato Boeno, Maria Aparecida Silva de Souza |
DIAGNOSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Rafael Faria Boia, Marcelo Alves Santos, Pollyana Oliveira Pedrazzi |
CAIXA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA DESENCAIXAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni, Lucecléia da Silva Duarte Silva |
APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE UMA ALUNA AUTISTA | |
Danielly Fraga Santana, Edmar Reis Thiengo |
AULA, DÚVIDAS E DIÁLOGOS SOBRE EQUAÇÕES DO 2º GRAU | |
Carlos André Muniz de Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
GEOMETRIA NAS PROFISSÕES | |
Luanda Carvalho da Silva Nacimento, Solange Taranto Reis, Romulo Augusto Machado Neto, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
EXPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
A LENDA DO JOGO DE XADREZ SIMULTANEAMENTE AO ENSINO DO CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO | |
Rayara Barroca Silva, Ariel Wesley Soares |
PRODUÇÃO DE JOGOS COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL | |
Weverton Augusto da Vitória, Emanuele Molinaro, Ingrid Lorena Lima Peterli, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
FEIRA DE MATEMÁTICA
A RAZÃO ÁUREA EM LOGOMARCAS DE ORGANIZAÇÕES ATUANTES NO BRASIL | |
Hugo Pereira Stocler, Reziele Maria Malavasi, Lauro Chagas e Sá |
AS ABELHAS SABEM MATEMÁTICA | |
Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Isabela Luiza Noronha Freitas, Lívia Correia dos Santos, Kantuta Michelle Maia Moya, Ana Beatriz Felix, Maira Pereira |
MATEMÁTICA E ARTE: UM ESTUDO SOBRE AS ISOMETRIAS UTILIZADAS NAS OBRAS DE ESCHER | |
Jacy Bruno Sotele, Thaina Bonfá, Lauro Chagas e Sá |
TEORIA DE GRAFOS PARA O ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES A PARTIR DO USO DE MAQUETES ELETRÔNICAS | |
Esther Bimbato Bressanelli, Jonathas Queiroz Ribeiro Moraes, Sáhra de Almeida Metzker, Thierry Candido Pinto, Lauro Chagas e Sá |
TESSELAÇÕES DE ESCHER E A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO EUCLIDIANO | |
Claudia Araujo Lorenzoni, Michel Guerra de Souza, Douglas Araújo Victor, Higor Soares Majori |
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO | |
Clariana Martinelli Silva, Lucas Pagung da Silva |
VERIFICAÇÃO DAS TAXAS DE INFLAÇÃO E OS ÍNDICES DE PREÇO NA CIDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES | |
Rogério Dela Costa Garcia, Tiago Delpulpo Mognhol, Lucas Lousada Pereira, João Gomes da Silveira, Andressa Fiosesi Altoé |
MINICURSO
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DO GEOPLANO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA | |
Sabrine Costa Oliveira, Livia Oliveira Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
EXPERIMENTOS DE PROBABILIDADE COM O KIT "CERTEZAS DO ACASO" DO PROJETO "AS AVENTURAS NA CIÊNCIA" | |
Stevão Carneiro Sousa, Rodolfo Chaves |
GEOGEBRA E GEOMETRIA PLANA EUCLIDIANA: CONCEITOS BÁSICOS | |
Ariel Wesley Soares, Waldiléria Silva Viana, Priscila Carvalho Casteluber |
O SIGNIFICADO GRÁFICO DOS COEFICIENTES DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU | |
Patrick Storch Sorio, João Paulo Milanezi |
O MUNDO MÁGICO DE ESCHER: QUESTÕES SOBRE A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO | |
Michel Guerra de Souza, Douglas Araújo Victor, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
O JOGO E A MATEMÁTICA: COMBINANDO POSSIBILIDADES | |
Jose Carlos Thompson Silva |
GEOMETRIA E ORIGAMI – CONSTRUINDO CONCEITOS BÁSICOS ENVOLVENDO POLÍGONOS | |
Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Emanuele Molinaro |
GEOMETRIA HIPERBÓLICA A PARTIR DO MODELO DE POINCARÉ | |
Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Eduardo de Oliveira Lima, Marcio Pereira Amaral, Michel Guerra de Souza, Claudia Alessandra Costa de Araújo Lorenzoni |
UMA ABORDAGEM DINÂMICA DE TEOREMAS CLÁSSICOS DA GEOMETRIA GREGA | |
Fábio Ferreira de Araújo, Margareth Mara Corrêa da Silva, Jefferson Araújo dos Santos |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: “MATEMATIZANDO COM LITERATURA" | |
Marinalva C. Souza, Dilza Côco |
TRANSFORMAÇÃO DE FUNÇÕES: O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA ATIVIDADES EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS | |
Wanessa Coelho Badke, Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
OFICINA
GEOMETRIA HIPERBÓLICA - PRIMEIROS CONCEITOS | |
Eduardo de Oliveira Lima, Luanda Carvalho da Silva Nascimento, Marcio Pereira Amaral, Michel Guerra de Souza, Claudia Alessandra Costa de Araújo Lorenzoni |
CONSTRUÇÃO DO TEODOLITO E SUAS APLICAÇÕES NA TRIGONOMETRIA | |
D'ely Yara Silva, Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Luiz Otávio Abi-acl Almeida, Shayane Patielle Gomes dos Santos |
Apoio | Realização | ||