ANAIS DO C CIPS
ANAIS DO V CIPS | Volume II |
Alex Jordane, Erineu Foerste, Gerda Margit Schutz Foerste, Giovani Fernandes Martins, Jacyara Silva de Paiva, Lauro Chagas e Sá, Letícia Queiroz Carvalho, Priscila de Souza Chisté, Zoraide Barboza de Souza |
GT 1 - PEDAGOGIA SOCIAL E PEDAGOGIA HOSPITALAR
Brinquedotecas em Hospitais e em diferentes contextos a construção da cidadania e do direito de brincar | |
Lucas Tagliari da Silva, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula |
PEDAGOGIA HOSPITALAR NA PEDAGOGIA SOCIAL OS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO EM PRÁXIS EDUCACIONAIS REALIZADAS COM PESSOAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE | |
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula |
O desenvolvimento do álbum seriado sobre os direitos das crianças para ser utilizado em ambientes hospitalares | |
Lidiane Natalicia Costa |
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: para além do hospital | |
IZABEL CRISTINA BORGES CORREA OLIVEIRA |
ESPAÇO ARTETERAPIA: O DESPERTAR DAS POTENCIALIDADES | |
Sandra Amaral |
PROJETO PEDAGOGIA HOSPITALAR: A EDUCAÇÃO E A LUDICIDADE CONTRIBUINDO PARA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR | |
Rosilene Ferreira Gonçalves Silva |
GT 2 - PEDAGOGIA SOCIAL, EJA E TERCEIRA IDADE
Diversidade da Educação de Jovens e Adultos: os sujeitos do PROEJA no campo | |
Glaucia Ferrari |
INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | |
Marcia Brandão Santos Cade |
EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA SOCIAL: Espaços de socialização em Universidades Abertas para Terceira Idade | |
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida, Rita de Cássia da Silva Oliveira |
Línguas moçambicanas e a alfabetização e educação de jovens e adultos | |
Catia Torres Abu |
Produção de Material Didático para o Ensino de Física na EJA | |
Giovani Zanetti Neto |
As iniciativas das políticas públicas voltadas a educação de jovens e adultos no combate ao analfabetismo | |
Noêmia de Carvalho Garrido |
ESTRATEGIA PEDAGÓGICA DE ENSEÑANZA DE JÓVENES Y ADULTOS | |
Liliane Rodrigues de Araújo, Dorcas Rodrigues Silva de Recamán |
AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EJA | |
Airton Junior dos Santos Pimenta |
GT 3 - PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES
CAPOEIRA: SIGNIFICADO COLETIVO, SENTIDO INDIVIDUAL | |
Leandro Ribeiro Palhares, Walter Ernesto Ude Marques |
A Educação Social e a Formação do educador: o contexto da educação física | |
Cléia Renata Teixeira Souza |
A identidade profissional do Educador social e suas relações com as representações sociais de pobres. | |
Arthur Vianna Ferreira |
MUDANÇAS NA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS/ES APÓS A IMPLANTAÇÃO DO FUNDEF/FUNDEB | |
Zenilza Barros Pauli, Márcia Helena Siervi Manso |
NOVAS PERSPECTIVAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES | |
Carla Fabiani Scoto Bacelos, Marcia Helena Siervi Manso |
Significações atribuídas à atividade do educador social | |
Karin Gerlach Dietz |
VIDARTE: VIDA E ARTE NA ESCOLA | |
Sandra Amaral, Fabiana Kauark |
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA OBRA SOCIAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS | |
Daniele da Silva Pereira, Gabriela Campos de Oliveira |
PEDAGOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA - O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO SOCIAL | |
Suzete terezinha orzechowski |
Formação continuada de educadores sociais com auxílio de checklist: relato de experiência. | |
Leandro Barros Ribeiro |
FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: PROFISSIONALIZAÇÃO TÉCNICA, PARA QUÊ? | |
Antonio Pereira |
Educação permanente e políticas públicas: análise de práticas profissionais e produção de conhecimentos | |
Luiza Helena Dalpiaz |
Metodologia de Pesquisa em Educação Social e Educação Sociocomunitária | |
Sueli Maria Pessagno Caro |
FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES SOCIAIS: Um desafio à universidade | |
Margareth Martins de Araújo |
A Escolha das cozinheiras de Suzano na busca pelo curso de Pedagogia | |
Maria Stela Santos Graciani, André Luiz Rodrigues |
Pedagogia social vivida pelo estudante de graduação | |
Leticia Fanelli dos Santos, Patrícia Arruda Silva |
OS SABERES POPULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EJA | |
Zilda Teles da Silva Amparo, Alex Jordane |
Plano Individual de Atendimento, responsabilidades e socioeducação | |
ISA MARIA ROSA GUARA, JURACY JOSÉ DA SILVA, IRANDI PEREIRA |
A importância do trabalho com o Modelo dos Campos Semânticos na formação inicial e continuada do professor de Matemática | |
Mariana dos Santos Cezar |
AS PROXIMIDADES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS ÁREAS DA PEDAGOGIA, PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO SOCIAL NO BRASIL | |
Marli de Fátima Rodrigues, Érico Ribas Machado, José Leonardo Rolim de Lima Severo |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO POPULAR DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA | |
Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Confluências entre a Pedagogia Social e a Psicologia Social: estudo da formação dos Educadores Sociais do Programa Integração AABB Comunidade | |
Juliana Santos Graciani |
Formação de educadores para os centros de atendimento à criança em situação difícil: Brasil e Moçambique | |
José Gil Vicente |
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - BRASIL | |
Sidnei Quezada Meireles Leite, Elizabeth Detone Faustini Brasil |
GT 4 - PEDAGOGIA SOCIAL, EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
O Catracaço: rebeldia e ecologias dos saberes nos conflitos de mobilidade urbana no Brasil Contemporâneo. | |
Alamo Pimentel |
Educação Popular , Currículo e Práticas no curso Pré -vestibular Popular do CEASM | |
Adrielly Ribas Morais, Hustana Maria Vargas |
A Valorização Memorialística e a Cultura. Educação e Cidadania: O Memorial Fundação Cristiano Varella | |
Glauco Lima Raimundo, Fabio ALEXANDRE FERNANDES ALVES |
Desafios da Alfabetização: a educação popular como princípio pedagógico na Educação de Jovens e Adultos | |
Cathya Miguel Dias da Silva, Ana Gisele Ferreira |
(RE)PENSANDO NUESTRA EDUCACION: APORTES DESDE LA EDUCACION POPULAR. | |
Gilda Katherinne Muñoz Cifuentes |
NOMEAÇÕES PARA QUEM VIVE NA RUA: UMA CRÍTICA À ANÁLISE SOB O OLHAR ESPECIALIZADO | |
Sara Ferreira de Almeida, Maria Waldenez de Oliveira |
Relatos de uma ação de Educação Social para o despertar de uma comunidade em Itapira/SP. | |
Letícia Maria Lima |
LEITURA DE IMAGEM, DIALOGISMO E GRAFFITI: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA ARTE | |
Érika Sabino de Macedo |
ASSENTAMENTO RURAL CACHOEIRINHAS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR, SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | |
Dilemara de Pinho Damasceno Sellos, Maria Cecília Pinto Diniz |
Percepções de mães, pais e responsáveis pelos estudantes da Escola Pública de Heliópolis – SP sobre participação . | |
Kenya Paula Gonsalves da SILVA |
Educação não formal e educação popular: um relacionamento em construção na Argentina. | |
Maria Florentina Lapadula |
MOVIMENTOS SOCIAIS E INCIDÊNCIA POLÍTICA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL | |
SUMIKA SOARES DE FREITAS HERNANDEZ PILOTO |
PEDAGOGIA SOCIAL: DEFINIÇÕES, ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTRIBUIÇOES DE PAULO FREIRE | |
LUANDA CARVALHO DA SILVA NASCIMENTO, MARCIO PEREIRA AMARAL |
GT 5 - PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL
Angra dos Reis, Tempos e Espaços Integrais: As memórias dos profissionais da primeira escola de tempo integral do município. | |
Marcio Bernardino Sirino |
CURRÍCULO INTEGRADO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE MESQUITA | |
Adriana do Nascimento Barbosa dos Santos, Gisele Duque |
CIDADE, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO: NOTAS DA PEDAGOGIA SOCIAL PARA A ABORDAGEM EDUCATIVA DO ESPAÇO URBANO | |
José Leonardo Rolim de Lima Severo, Ada Raquel Teixeira Mourão |
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: OUTROS MODOS POSSÍVEIS DE EXPERIENCIAR CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES | |
Figueiredo Figueiredo |
ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PEDAGOGIA SOCIAL: UMA ABORDAGEM DA ADIÇÃO COM AGRUPAMENTO PARA ALUNOS EM DEFASAGEM IDADE-SÉRIE | |
Lauro Chagas e Sá, Dilza Coco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA | |
SOLANGE FRANÇA OLIVEIRA VIANA |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: DE QUE ESTOU FALANDO? | |
Jacyara Silva Paiva |
“Enquanto mama fala Cokwe e Português, a escola me alfabetiza em Língua Portuguesa” – Alfabetização em Angola | |
Sheila Perina de Souza |
GT 6 - PEDAGOGIA SOCIAL, GÊNERO E DIVERSIDADE
Programa Mulheres Mil no IFSULDEMINAS, Câmpus Inconfidentes: desafios e possibilidades | |
Cleonice Maria da Silva |
Análise da obra de Bourdieu a “Dominação Masculina”, para o estudo de gênero na Terceira Idade | |
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida, Rita de Cássia da Silva Oliveira |
DIÁLOGOS E APROXIMAÇÕES ENTRE PESQUISAS NO BRASIL E NA TURQUIA – A BAIXA VISÃO EM FOCO | |
Thalyta Botelho Monteiro, Rosemeire Maria de Souza |
JOVENS E PROJETOS: NUANCES ENTRE CLASSE SOCIAL E QUESTÕES DE GÊNERO | |
Alessandro da Silva Guimarães |
Análise dos currículos da Formação de Professores a partir das relações sobre a sexualidade infantil dentro dos espaços escolares. | |
Luiz Otavio Luz, Gisele Bastos Tavares Duque |
A VALORIZAÇÃO DO DESEJO FEMININO COMO VIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA ALUNA GRÁVIDA E PUÉRPERA: UM ESTUDO A PARTIR DA FILOSOFIA E PSICANÁLISE | |
Maria Cecília Souza, SANDRA SOARES DELLA FONTE |
GT 7 - PEDAGOGIA SOCIAL E INFÂNCIAS E ADOLESCÊNCIAS
Educação não formal como forma de prevenção a Violência Doméstica | |
Francisco Evangelista, Suelen Oliveira Pinto |
BARRA, SEUS SABERES, VALORES E SABORES | |
Sandra Amaral |
Oficina de Intervenção Psicopedagógica – Regras | |
Suelen Oliveira Pinto, Francisco Evangelista |
A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DO PROJETO “BOLSA DE LEITURA SURPRESAS DAS LETRAS: ACESSO A CULTURA DA LEITURA | |
Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula |
Infância e Adolescência. Uma análise da Escola da Família vivenciada em comunidade carente da cidade de São Paulo | |
Arlete Assumpção Monteiro |
A Segurança Pública na Escola para uma intervenção social. | |
Freedman da Silva |
O PROJETO AGENTE JOVEM E SEUS IMPACTOS NOS PROJETOS DE FUTURO DE JOVENS DE CLASSES POPULARES | |
Alessandro da Silva Guimarães |
Atendimento à Famílias de Crianças Vítimas de Abuso Sexual: reflexões teórico-práticas acerca da contribuição da Pedagogia Social. | |
Quitéria Rodrigues Costa |
A PEDAGOGIA SOCIAL NO ESTÁGIO SUPERVIOSNADO NO LAR ABRIGO CORDEIRINHO DE DEUS: Encontros Pedagógicos Afetivos e Humanizadores | |
Edina Fialho Machado |
O PROTAGONISMO INFANTIL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS | |
Michele Guedes Bredel de Castro |
ADOLESCENTES MUDANDO A COMPREENSÃO DE VIDA, DE VIVER E CONVIVER NOS ESPAÇOS DE CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO | |
CLORIS Violeta Alves Lopes |
MATEMÁTICA EM CENA: Aprendizegens por meio da participação do aluno na preparação, montagem e encenações de peça do Teatro Matemático | |
Alvarito Mendes Filho, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
Análise das Práticas Educativas da Pedagogia Social: atividades vencedoras do concurso Capa da Agenda do Programa Integração AABB Comunidade. | |
Juliana Santos Graciani |
¿Qué aprenden y valoran los adolescentes en riesgo de exclusión de la intervención socioeducativa que se realiza con ellos? Una aproximación desde la Pedagogía Social. | |
Miguel Melendro, Ana Eva Rodríguez, Ángel De Juanas |
GT 8 - PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NO CAMPO
A EDUCAÇÃO DO CAMPO FORA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA SUTIL/PR: ADAPTAÇÃO OU REJEIÇÃO | |
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida |
INTERFACES ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO E A AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE | |
Domingos Sávio Côgo, Márcia Helena Milanezi |
¿Qué lecciones y aprendizajes extrae el Equipo de Educación Popular de San Martín 2 en estos 25 años de trabajo junto a los campesinos e indígenas? | |
Florencia Juana Castoldi |
Escola do Campo e cultura em regiões de fronteiras: aspctos sobre interculturalidade | |
Angela Maria Leite Peizini, Erineu Foerste |
IMPORTÂNCIA DO AGRONÔMO EDUCADOR NA RECONSTRUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA SUSTENTÁVEL | |
Estevão Morgan Uliana |
As experiências geográficas das práxis de educadores de jovens e adultos do Assentamento Paulo César Vinha, Município de Conceição da Barra-ES | |
JÚLIO DE SOUZA SANTOS |
IMAGEM E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA MULTISSERIADA NA COMUNIDADE CAMPESINA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ-ES | |
Juber Helena Baldotto Delboni, Rita de Cassia Rosa |
DESAFIOS A SEREM INSERIDOS NO PROJETO EDUCACIONAL PARA O CAMPO NO MODELO DE DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO E OS IMPACTOS CAUSADOS COM O FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO | |
Letícia Dalmazo Melotti, Rogério Omar Caliari |
O projeto camponês de Educação do Campo em contraposição à proposta defendida pelo agronegócio | |
Débora Monteiro Amaral |
GT 9 - PEDAGOGIA SOCIAL E JUVENTUDE
AS TRIBOS JUVENIS ESCOLARES DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO E SEUS JOGOS: UMA SAÍDA AOS TRIHOS DA VIDA COMUM EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE | |
Deane Monteiro Vieira Costa |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: OCUPAÇÃO E DOMÍNIO DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO | |
Fabio Santos de Andrade |
A análise da função da pedagogia social na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) | |
Neide Aparecida Ribeiro |
Uma Reflexão em Pedagogia Social: Projeto “Mostrando Caminhos” | |
Cristiane Raydan |
O DIREITO À EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DA SERRA/ES: ANÁLISE DO PROGRAMA PRÓ-ESCOLA | |
Jucilene Batista Rocha, Márcia Siervi Manso |
O Educador Social e Jovens em Vulnerabilidade Social: um olhar para seis organizações fluminenses | |
Elaine Rodrigues de Ávila, Wania Gonzalez |
UM ESTADO DA ARTE SOBRE JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NAS EDIÇÕES DA ANPED SUL | |
camila Siqueira Rodrigues Pellizzer |
PEDAGOGIA SOCIAL E JUVENTUDE | |
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR |
A INSERÇÃO SOCIAL DE JOVENS POBRES NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL | |
Cláudia Aparecida Vieira Pinheiro |
Educação Social e Ameaça de Morte: a experiência do PPCAAM/MG | |
Eduardo Lopes Salatiel, Cecília de Andrade França |
Educação Social e Território: uma análise sobre possibilidades de contribuição para mudança de perspectivas de vida dos jovens de um programa de combate à violência e à criminalidade em Governador Valadares/MG. | |
Ana Lídia Cristo Dias, Maria Cecília Pinto Diniz |
MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA COM GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL | Versão final |
Lauro Chagas e Sá, Cátia Aparecida Palmeira |
A Responsabilidade Social do Portal do Futuro. A 15 anos ajudando a vencer o paradoxo da juventude. | |
suzana silveira de almeida |
O CONCEITO DE JUVENTUDE A PARTIR DE UMA DIMENSÃO POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICA | |
Alessandro da Silva Guimarães |
PASTORAL DA JUVENTUDE: ÉTICA, FORMAÇÃO E PRÁXIS SOCIAL | |
Renan Augusto Gonçalves Teixeira, Francisco Evangelista |
JUVENTUDES, ENSINO MÉDIO (INTEGRADO) E EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL | |
Adriana Gomes Siveira |
PRODUZIR RÁDIO NA ESCOLA PÚBLICA: SIGNIFICADO PARA OS JOVENS DA RÁDIO CEAL | |
FRANCISCA JOELINA XAVIER |
A leitura que surpreende na escola: uma imersão em A hora da estrela e a descoberta dos mundos da Literatura a partir de práticas de letramento literário | |
Sarah Vervloet Soares |
A ONG Orquestrando a Vida pela ótica da Pedagogia Social. | |
Sérgio Inácio Rosa, Katana de Fátima Diniz Boaes |
Pedagogía Social e Intervención Socioeducativa con jóvenes españoles y colombianos egresados del sistema de protección | |
Teresita Bernal, Miguel Melendro |
O ESPAÇO COMO INSTRUMENTO INSTRUTIVO E OS PARALELOS ENTRE JOVENS SURDOS E OUVINTES: as símiles comunicativas e interativas do ambiente não formal | |
CEILA RIBEIRO DE MORAES, ANDRÉ LUIZ MORAES SIMÕES |
Educação não formal e o Programa Jovem Aprendiz: uma análise sobre os seus resultados pelo olhar dos jovens e educadores | |
suzana silveira de almeida |
A ESCOLA NA FORMAÇÃO SOCIAL DE JOVENS | |
Marcus Vinicius Sandoval Paixão |
GT 10 - PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO EM REGIMES DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE
Educação para Jovens e Adultos em situação de Restrição e Privação da Liberdade: análise das experiências das instituições privadas no Brasil | |
Monique Ayupe Bueno Lordello |
MINHA VIDA ESCOLAR: NARRATIVAS DE MULHERES QUE VIVENCIAM A PRIVAÇÃO DE LIBERDADE | |
Fernanda Soares da Silva Bonato, Antônio Henrique Pinto |
O “FAZER-SE” DO ENVOLVIMENTO DE JOVENS COM O TRÁFICO DE DROGAS NA PERSPECTIVA DE E. P. THOMPSON | |
Monica Teresa Gregorio de Aragon |
A educação como direito e como dever: a (re)inserção escolar dos adolescentes em cumprimento de Liberdade Assistida. | |
Renan Saldanha Godoi |
PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE JOVENS DO SEXO FEMININO EM RISCO SOCIAL: O Caso da Unidade CSEF | |
Juliao Cristo Costa |
LAZER E JUVENTUDE ENCARCERADA: TENSÕES ENTRE TRABALHO, DISCIPLINA E PRÁTICAS CULTURAIS EM UMA UNIDADE PRISIONAL DA APAC | |
Walesson Gomes Silva |
A relação da educação e do trabalho na Penitenciária Industrial de Guarapuava: mudanças e permanências históricas | |
Vanessa Elisabete Raue Rodrigues |
O jovem em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e o território da Educação formal: uma relação possível? | |
ANA CRISTINA MARQUES LEMOS, EUNICE MARIA NAZARETHE NONATO |
A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES CAPIXABAS | |
Sílvia Moreira Franco Garcia |
Política de educação para as prisões: a prática no contexto. | |
Sandra Marcia Duarte, EVELCY MONTEIRO MACHADO |
Vivendo os Valores Humanos:Ações Pastorais na Fundação Casa Campinas-SP | |
ines olinda botelho araujo |
EDUCAÇÃO PRISIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ESPÍRITO SANTO | |
Arlindo José Merçon |
A relação da Pedagogia Social com o território da privação de liberdade de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas | |
Edmarcius Carvalho Novaes |
APRISIONANDO PARA EDUCAR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: MEMÓRIA, PARADOXOS E PERSPECTIVAS | |
Janaina de Fatima Silva Abdalla |
EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: uma análise pedagógica dos processos educativos no Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua/Pará | |
CEILA RIBEIRO DE MORAES, DANIELLY CARDOSO SIMÕES, EWYLLYM LIMA GONÇALVES |
A LEITURA LIBERTA: REMIÇÃO DE PENA | |
Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira |
ESTRATEGIA PEDAGÓGICA PARA EL PERFECCIONAMIENTO DEL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERTAD EN INSTITUTOS SOCIEDUCATIVOS | |
Sérgio Rodrigues de Souza, Sandro Dau |
PEDAGOGIA SOCIAL NO CÁRCERE: em busca de humanização | |
Edina Fialho Machado |
Os sentidos da prática de Liberdade, a partir de uma perspectiva Freiriana: diálogos possíveis com adolescentes em conflito com a lei | |
Mariana Vanini Hennemannn |
GT 11 - PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL
Evasão e pobreza em oficinas de capacitação profissional: antes e depois de um estudo de representações sociais. | |
Arthur Vianna Ferreira |
A Pedagogia Social no Instituto Federal do Espírito Santo - Percursos e Perspectivas | |
Letícia Queiroz de Carvalho |
PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? | |
Priscila Chisté |
COMUNIDADES LOCAIS DE PRÁTICA PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO EM UM CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE DE EJA | |
Alex Jordane |
APROXIMAÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL À POLÍTICA EXPANSIONISTA DA EAD NO BRASIL PÓS-90: O CASO UNITINS EM COLATINA-ES | |
HELAINE BARROSO DOS REIS, MARUZA BRASIL BOONE |
UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PRESENTES NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS | Sem título () |
Maria Soares Cunha, Desirée Gonçalves Raggi |
AS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS NO PROGRAMA MULHERES MIL: UM RELATO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOPROFISSIONAIS NA VIDA DE CADA UMA DELAS | |
Maria Cristina Oliveira de Sá |
O INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG) NA PERSPECTIVA DE SEUS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS (1999 - 2014) | |
Ivanillian Ferreira Paislandim |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SOCIAL | |
Anthone Mateus Magalhães Afonso, Wania Gonzalez |
A inserção no Mercado de Trabalho dos egressos da Educação Profissional Tecnológica do eixo de Gestão e Negócios – um estudo de caso das FATECs da Região 7 do CEETEPS | |
Magali Amorim Mata, IVANETE BELLUCCI ALMEIDA |
EDUCAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DO SOCIOEDUCADOR DO CAMPO SOCIOEDUCATIVO | |
Irandi Pereira |
POLÍTICAS (DES)INTEGRADORAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESPÍRITO SANTO | |
TATIANA GOMES DOS SANTOS PETERLE, MARCELO LIMA |
ABORDAGEM CTSA NO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO: A REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ | |
Evanizis Dias Frizzera Castilho, Manuella Amado |
Educação Profissional e Educação Comunitária: Compromissos e Tendências | |
andrea jaconi |
GT 12 - PEDAGOGIA SOCIAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Avaliação de reação aos grupos com usuários de drogas encaminhados pela justiça | |
Glauber Soares costa marinho, Paula Costa Cabral |
Articulação dos Grupos de Mútua Ajuda e sua Relação com os Fundamentos da Pedagogia Social. | |
Juliana Santos Graciani |
R E A L I Z A Ç Ã O |
|
A P O I O |
|