Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

ANAIS DO C CIPS

ANAIS DO V CIPS Volume II
Alex Jordane, Erineu Foerste, Gerda Margit Schutz Foerste, Giovani Fernandes Martins, Jacyara Silva de Paiva, Lauro Chagas e Sá, Letícia Queiroz Carvalho, Priscila de Souza Chisté, Zoraide Barboza de Souza

GT 1 - PEDAGOGIA SOCIAL E PEDAGOGIA HOSPITALAR

Brinquedotecas em Hospitais e em diferentes contextos a construção da cidadania e do direito de brincar
Lucas Tagliari da Silva, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
PEDAGOGIA HOSPITALAR NA PEDAGOGIA SOCIAL OS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO EM PRÁXIS EDUCACIONAIS REALIZADAS COM PESSOAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
O desenvolvimento do álbum seriado sobre os direitos das crianças para ser utilizado em ambientes hospitalares
Lidiane Natalicia Costa
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: para além do hospital
IZABEL CRISTINA BORGES CORREA OLIVEIRA
ESPAÇO ARTETERAPIA: O DESPERTAR DAS POTENCIALIDADES
Sandra Amaral
PROJETO PEDAGOGIA HOSPITALAR: A EDUCAÇÃO E A LUDICIDADE CONTRIBUINDO PARA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR
Rosilene Ferreira Gonçalves Silva

GT 2 - PEDAGOGIA SOCIAL, EJA E TERCEIRA IDADE

Diversidade da Educação de Jovens e Adultos: os sujeitos do PROEJA no campo
Glaucia Ferrari
INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Marcia Brandão Santos Cade
EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA SOCIAL: Espaços de socialização em Universidades Abertas para Terceira Idade
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida, Rita de Cássia da Silva Oliveira
Línguas moçambicanas e a alfabetização e educação de jovens e adultos
Catia Torres Abu
Produção de Material Didático para o Ensino de Física na EJA
Giovani Zanetti Neto
As iniciativas das políticas públicas voltadas a educação de jovens e adultos no combate ao analfabetismo
Noêmia de Carvalho Garrido
ESTRATEGIA PEDAGÓGICA DE ENSEÑANZA DE JÓVENES Y ADULTOS
Liliane Rodrigues de Araújo, Dorcas Rodrigues Silva de Recamán
AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EJA
Airton Junior dos Santos Pimenta

GT 3 - PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES

CAPOEIRA: SIGNIFICADO COLETIVO, SENTIDO INDIVIDUAL
Leandro Ribeiro Palhares, Walter Ernesto Ude Marques
A Educação Social e a Formação do educador: o contexto da educação física
Cléia Renata Teixeira Souza
A identidade profissional do Educador social e suas relações com as representações sociais de pobres.
Arthur Vianna Ferreira
MUDANÇAS NA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS/ES APÓS A IMPLANTAÇÃO DO FUNDEF/FUNDEB
Zenilza Barros Pauli, Márcia Helena Siervi Manso
NOVAS PERSPECTIVAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
Carla Fabiani Scoto Bacelos, Marcia Helena Siervi Manso
Significações atribuídas à atividade do educador social
Karin Gerlach Dietz
VIDARTE: VIDA E ARTE NA ESCOLA
Sandra Amaral, Fabiana Kauark
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA OBRA SOCIAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Daniele da Silva Pereira, Gabriela Campos de Oliveira
PEDAGOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA - O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO SOCIAL
Suzete terezinha orzechowski
Formação continuada de educadores sociais com auxílio de checklist: relato de experiência.
Leandro Barros Ribeiro
FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: PROFISSIONALIZAÇÃO TÉCNICA, PARA QUÊ?
Antonio Pereira
Educação permanente e políticas públicas: análise de práticas profissionais e produção de conhecimentos
Luiza Helena Dalpiaz
Metodologia de Pesquisa em Educação Social e Educação Sociocomunitária
Sueli Maria Pessagno Caro
FORMAÇÃO PERMANENTE DE EDUCADORES SOCIAIS: Um desafio à universidade
Margareth Martins de Araújo
A Escolha das cozinheiras de Suzano na busca pelo curso de Pedagogia
Maria Stela Santos Graciani, André Luiz Rodrigues
Pedagogia social vivida pelo estudante de graduação
Leticia Fanelli dos Santos, Patrícia Arruda Silva
OS SABERES POPULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EJA
Zilda Teles da Silva Amparo, Alex Jordane
Plano Individual de Atendimento, responsabilidades e socioeducação
ISA MARIA ROSA GUARA, JURACY JOSÉ DA SILVA, IRANDI PEREIRA
A importância do trabalho com o Modelo dos Campos Semânticos na formação inicial e continuada do professor de Matemática
Mariana dos Santos Cezar
AS PROXIMIDADES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS ÁREAS DA PEDAGOGIA, PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
Marli de Fátima Rodrigues, Érico Ribas Machado, José Leonardo Rolim de Lima Severo
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO POPULAR DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA
Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva
Confluências entre a Pedagogia Social e a Psicologia Social: estudo da formação dos Educadores Sociais do Programa Integração AABB Comunidade
Juliana Santos Graciani
Formação de educadores para os centros de atendimento à criança em situação difícil: Brasil e Moçambique
José Gil Vicente
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - BRASIL
Sidnei Quezada Meireles Leite, Elizabeth Detone Faustini Brasil

GT 4 - PEDAGOGIA SOCIAL, EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS

O Catracaço: rebeldia e ecologias dos saberes nos conflitos de mobilidade urbana no Brasil Contemporâneo.
Alamo Pimentel
Educação Popular , Currículo e Práticas no curso Pré -vestibular Popular do CEASM
Adrielly Ribas Morais, Hustana Maria Vargas
A Valorização Memorialística e a Cultura. Educação e Cidadania: O Memorial Fundação Cristiano Varella
Glauco Lima Raimundo, Fabio ALEXANDRE FERNANDES ALVES
Desafios da Alfabetização: a educação popular como princípio pedagógico na Educação de Jovens e Adultos 
Cathya Miguel Dias da Silva, Ana Gisele Ferreira
(RE)PENSANDO NUESTRA EDUCACION: APORTES DESDE LA EDUCACION POPULAR.
Gilda Katherinne Muñoz Cifuentes
NOMEAÇÕES PARA QUEM VIVE NA RUA: UMA CRÍTICA À ANÁLISE SOB O OLHAR ESPECIALIZADO
Sara Ferreira de Almeida, Maria Waldenez de Oliveira
Relatos de uma ação de Educação Social para o despertar de uma comunidade em Itapira/SP.
Letícia Maria Lima
LEITURA DE IMAGEM, DIALOGISMO E GRAFFITI: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA ARTE
Érika Sabino de Macedo
ASSENTAMENTO RURAL CACHOEIRINHAS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR, SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Dilemara de Pinho Damasceno Sellos, Maria Cecília Pinto Diniz
Percepções de mães, pais e responsáveis pelos estudantes da Escola Pública de Heliópolis – SP sobre participação .
Kenya Paula Gonsalves da SILVA
Educação não formal e educação popular: um relacionamento em construção na Argentina.
Maria Florentina Lapadula
MOVIMENTOS SOCIAIS E INCIDÊNCIA POLÍTICA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
SUMIKA SOARES DE FREITAS HERNANDEZ PILOTO
PEDAGOGIA SOCIAL: DEFINIÇÕES, ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTRIBUIÇOES DE PAULO FREIRE
LUANDA CARVALHO DA SILVA NASCIMENTO, MARCIO PEREIRA AMARAL

GT 5 - PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL

Angra dos Reis, Tempos e Espaços Integrais: As memórias dos profissionais da primeira escola de tempo integral do município.
Marcio Bernardino Sirino
CURRÍCULO INTEGRADO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE MESQUITA
Adriana do Nascimento Barbosa dos Santos, Gisele Duque
CIDADE, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO: NOTAS DA PEDAGOGIA SOCIAL PARA A ABORDAGEM EDUCATIVA DO ESPAÇO URBANO
José Leonardo Rolim de Lima Severo, Ada Raquel Teixeira Mourão
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: OUTROS MODOS POSSÍVEIS DE EXPERIENCIAR CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES
Figueiredo Figueiredo
ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PEDAGOGIA SOCIAL: UMA ABORDAGEM DA ADIÇÃO COM AGRUPAMENTO PARA ALUNOS EM DEFASAGEM IDADE-SÉRIE
Lauro Chagas e Sá, Dilza Coco, Sandra Aparecida Fraga da Silva
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
SOLANGE FRANÇA OLIVEIRA VIANA
EDUCAÇÃO INTEGRAL: DE QUE ESTOU FALANDO?
Jacyara Silva Paiva
“Enquanto mama fala Cokwe e Português, a escola me alfabetiza em Língua Portuguesa” – Alfabetização em Angola
Sheila Perina de Souza

GT 6 - PEDAGOGIA SOCIAL, GÊNERO E DIVERSIDADE

Programa Mulheres Mil no IFSULDEMINAS, Câmpus Inconfidentes: desafios e possibilidades
Cleonice Maria da Silva
Análise da obra de Bourdieu a “Dominação Masculina”, para o estudo de gênero na Terceira Idade
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida, Rita de Cássia da Silva Oliveira
DIÁLOGOS E APROXIMAÇÕES ENTRE PESQUISAS NO BRASIL E NA TURQUIA – A BAIXA VISÃO EM FOCO
Thalyta Botelho Monteiro, Rosemeire Maria de Souza
JOVENS E PROJETOS: NUANCES ENTRE CLASSE SOCIAL E QUESTÕES DE GÊNERO
Alessandro da Silva Guimarães
Análise dos currículos da Formação de Professores a partir das relações sobre a sexualidade infantil dentro dos espaços escolares.
Luiz Otavio Luz, Gisele Bastos Tavares Duque
A VALORIZAÇÃO DO DESEJO FEMININO COMO VIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA ALUNA GRÁVIDA E PUÉRPERA: UM ESTUDO A PARTIR DA FILOSOFIA E PSICANÁLISE
Maria Cecília Souza, SANDRA SOARES DELLA FONTE

GT 7 - PEDAGOGIA SOCIAL E INFÂNCIAS E ADOLESCÊNCIAS

Educação não formal como forma de prevenção a Violência Doméstica
Francisco Evangelista, Suelen Oliveira Pinto
BARRA, SEUS SABERES, VALORES E SABORES
Sandra Amaral
Oficina de Intervenção Psicopedagógica – Regras
Suelen Oliveira Pinto, Francisco Evangelista
A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL DO PROJETO “BOLSA DE LEITURA SURPRESAS DAS LETRAS: ACESSO A CULTURA DA LEITURA
Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Infância e Adolescência. Uma análise da Escola da Família vivenciada em comunidade carente da cidade de São Paulo
Arlete Assumpção Monteiro
A Segurança Pública na Escola para uma intervenção social.
Freedman da Silva
O PROJETO AGENTE JOVEM E SEUS IMPACTOS NOS PROJETOS DE FUTURO DE JOVENS DE CLASSES POPULARES
Alessandro da Silva Guimarães
Atendimento à Famílias de Crianças Vítimas de Abuso Sexual: reflexões teórico-práticas acerca da contribuição da Pedagogia Social.
Quitéria Rodrigues Costa
A PEDAGOGIA SOCIAL NO ESTÁGIO SUPERVIOSNADO NO LAR ABRIGO CORDEIRINHO DE DEUS: Encontros Pedagógicos Afetivos e Humanizadores
Edina Fialho Machado
O PROTAGONISMO INFANTIL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS
Michele Guedes Bredel de Castro
ADOLESCENTES MUDANDO A COMPREENSÃO DE VIDA, DE VIVER E CONVIVER NOS ESPAÇOS DE CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO
CLORIS Violeta Alves Lopes
MATEMÁTICA EM CENA: Aprendizegens por meio da participação do aluno na preparação, montagem e encenações de peça do Teatro Matemático
Alvarito Mendes Filho, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
Análise das Práticas Educativas da Pedagogia Social: atividades vencedoras do concurso Capa da Agenda do Programa Integração AABB Comunidade.
Juliana Santos Graciani
¿Qué aprenden y valoran los adolescentes en riesgo de exclusión de la intervención socioeducativa que se realiza con ellos? Una aproximación desde la Pedagogía Social.
Miguel Melendro, Ana Eva Rodríguez, Ángel De Juanas

GT 8 - PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NO CAMPO

A EDUCAÇÃO DO CAMPO FORA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA SUTIL/PR: ADAPTAÇÃO OU REJEIÇÃO
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida
INTERFACES ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO E A AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Domingos Sávio Côgo, Márcia Helena Milanezi
¿Qué lecciones y aprendizajes extrae el Equipo de Educación Popular de San Martín 2 en estos 25 años de trabajo junto a los campesinos e indígenas?
Florencia Juana Castoldi
Escola do Campo e cultura em regiões de fronteiras: aspctos sobre interculturalidade
Angela Maria Leite Peizini, Erineu Foerste
IMPORTÂNCIA DO AGRONÔMO EDUCADOR NA RECONSTRUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA SUSTENTÁVEL
Estevão Morgan Uliana
As experiências geográficas das práxis de educadores de jovens e adultos do Assentamento Paulo César Vinha, Município de Conceição da Barra-ES
JÚLIO DE SOUZA SANTOS
IMAGEM E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA MULTISSERIADA NA COMUNIDADE CAMPESINA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ-ES
Juber Helena Baldotto Delboni, Rita de Cassia Rosa
DESAFIOS A SEREM INSERIDOS NO PROJETO EDUCACIONAL PARA O CAMPO NO MODELO DE DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO E OS IMPACTOS CAUSADOS COM O FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO
Letícia Dalmazo Melotti, Rogério Omar Caliari
O projeto camponês de Educação do Campo em contraposição à proposta defendida pelo agronegócio
Débora Monteiro Amaral

GT 9 - PEDAGOGIA SOCIAL E JUVENTUDE

AS TRIBOS JUVENIS ESCOLARES DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO E SEUS JOGOS: UMA SAÍDA AOS TRIHOS DA VIDA COMUM EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Deane Monteiro Vieira Costa
CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: OCUPAÇÃO E DOMÍNIO DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO
Fabio Santos de Andrade
A análise da função da pedagogia social na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF)
Neide Aparecida Ribeiro
Uma Reflexão em Pedagogia Social: Projeto “Mostrando Caminhos”
Cristiane Raydan
O DIREITO À EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DA SERRA/ES: ANÁLISE DO PROGRAMA PRÓ-ESCOLA
Jucilene Batista Rocha, Márcia Siervi Manso
O Educador Social e Jovens em Vulnerabilidade Social: um olhar para seis organizações fluminenses
Elaine Rodrigues de Ávila, Wania Gonzalez
UM ESTADO DA ARTE SOBRE JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NAS EDIÇÕES DA ANPED SUL
camila Siqueira Rodrigues Pellizzer
PEDAGOGIA SOCIAL E JUVENTUDE
IVONEIDE PEREIRA DE ALENCAR
A INSERÇÃO SOCIAL DE JOVENS POBRES NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL
Cláudia Aparecida Vieira Pinheiro
Educação Social e Ameaça de Morte: a experiência do PPCAAM/MG
Eduardo Lopes Salatiel, Cecília de Andrade França
Educação Social e Território: uma análise sobre possibilidades de contribuição para mudança de perspectivas de vida dos jovens de um programa de combate à violência e à criminalidade em Governador Valadares/MG.
Ana Lídia Cristo Dias, Maria Cecília Pinto Diniz
MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA COM GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL Versão final
Lauro Chagas e Sá, Cátia Aparecida Palmeira
A Responsabilidade Social do Portal do Futuro. A 15 anos ajudando a vencer o paradoxo da juventude.
suzana silveira de almeida
O CONCEITO DE JUVENTUDE A PARTIR DE UMA DIMENSÃO POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICA
Alessandro da Silva Guimarães
PASTORAL DA JUVENTUDE: ÉTICA, FORMAÇÃO E PRÁXIS SOCIAL
Renan Augusto Gonçalves Teixeira, Francisco Evangelista
JUVENTUDES, ENSINO MÉDIO (INTEGRADO) E EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Adriana Gomes Siveira
PRODUZIR RÁDIO NA ESCOLA PÚBLICA: SIGNIFICADO PARA OS JOVENS DA RÁDIO CEAL
FRANCISCA JOELINA XAVIER
A leitura que surpreende na escola: uma imersão em A hora da estrela e a descoberta dos mundos da Literatura a partir de práticas de letramento literário
Sarah Vervloet Soares
A ONG Orquestrando a Vida pela ótica da Pedagogia Social.
Sérgio Inácio Rosa, Katana de Fátima Diniz Boaes
Pedagogía Social e Intervención Socioeducativa con jóvenes españoles y colombianos egresados del sistema de protección
Teresita Bernal, Miguel Melendro
O ESPAÇO COMO INSTRUMENTO INSTRUTIVO E OS PARALELOS ENTRE JOVENS SURDOS E OUVINTES: as símiles comunicativas e interativas do ambiente não formal
CEILA RIBEIRO DE MORAES, ANDRÉ LUIZ MORAES SIMÕES
Educação não formal e o Programa Jovem Aprendiz: uma análise sobre os seus resultados pelo olhar dos jovens e educadores
suzana silveira de almeida
A ESCOLA NA FORMAÇÃO SOCIAL DE JOVENS
Marcus Vinicius Sandoval Paixão

GT 10 - PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO EM REGIMES DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE

Educação para Jovens e Adultos em situação de Restrição e Privação da Liberdade: análise das experiências das instituições privadas no Brasil
Monique Ayupe Bueno Lordello
MINHA VIDA ESCOLAR: NARRATIVAS DE MULHERES QUE VIVENCIAM A PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Fernanda Soares da Silva Bonato, Antônio Henrique Pinto
O “FAZER-SE” DO ENVOLVIMENTO DE JOVENS COM O TRÁFICO DE DROGAS NA PERSPECTIVA DE E. P. THOMPSON
Monica Teresa Gregorio de Aragon
A educação como direito e como dever: a (re)inserção escolar dos adolescentes em cumprimento de Liberdade Assistida.
Renan Saldanha Godoi
PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE JOVENS DO SEXO FEMININO EM RISCO SOCIAL: O Caso da Unidade CSEF
Juliao Cristo Costa
LAZER E JUVENTUDE ENCARCERADA: TENSÕES ENTRE TRABALHO, DISCIPLINA E PRÁTICAS CULTURAIS EM UMA UNIDADE PRISIONAL DA APAC
Walesson Gomes Silva
A relação da educação e do trabalho na Penitenciária Industrial de Guarapuava: mudanças e permanências históricas
Vanessa Elisabete Raue Rodrigues
O jovem em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e o território da Educação formal: uma relação possível?
ANA CRISTINA MARQUES LEMOS, EUNICE MARIA NAZARETHE NONATO
A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES CAPIXABAS
Sílvia Moreira Franco Garcia
Política de educação para as prisões: a prática no contexto.
Sandra Marcia Duarte, EVELCY MONTEIRO MACHADO
Vivendo os Valores Humanos:Ações Pastorais na Fundação Casa Campinas-SP
ines olinda botelho araujo
EDUCAÇÃO PRISIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ESPÍRITO SANTO
Arlindo José Merçon
A relação da Pedagogia Social com o território da privação de liberdade de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
Edmarcius Carvalho Novaes
APRISIONANDO PARA EDUCAR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: MEMÓRIA, PARADOXOS E PERSPECTIVAS
Janaina de Fatima Silva Abdalla
EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: uma análise pedagógica dos processos educativos no Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua/Pará
CEILA RIBEIRO DE MORAES, DANIELLY CARDOSO SIMÕES, EWYLLYM LIMA GONÇALVES
A LEITURA LIBERTA: REMIÇÃO DE PENA
Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira
ESTRATEGIA PEDAGÓGICA PARA EL PERFECCIONAMIENTO DEL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERTAD EN INSTITUTOS SOCIEDUCATIVOS
Sérgio Rodrigues de Souza, Sandro Dau
PEDAGOGIA SOCIAL NO CÁRCERE: em busca de humanização
Edina Fialho Machado
Os sentidos da prática de Liberdade, a partir de uma perspectiva Freiriana: diálogos possíveis com adolescentes em conflito com a lei
Mariana Vanini Hennemannn

GT 11 - PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

Evasão e pobreza em oficinas de capacitação profissional: antes e depois de um estudo de representações sociais.
Arthur Vianna Ferreira
A Pedagogia Social no Instituto Federal do Espírito Santo - Percursos e Perspectivas
Letícia Queiroz de Carvalho
PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS?
Priscila Chisté
COMUNIDADES LOCAIS DE PRÁTICA PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO EM UM CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE DE EJA
Alex Jordane
APROXIMAÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL À POLÍTICA EXPANSIONISTA DA EAD NO BRASIL PÓS-90: O CASO UNITINS EM COLATINA-ES
HELAINE BARROSO DOS REIS, MARUZA BRASIL BOONE
UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PRESENTES NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO, CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS Sem título ()
Maria Soares Cunha, Desirée Gonçalves Raggi
AS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS NO PROGRAMA MULHERES MIL: UM RELATO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOPROFISSIONAIS NA VIDA DE CADA UMA DELAS
Maria Cristina Oliveira de Sá
O INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG) NA PERSPECTIVA DE SEUS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS (1999 - 2014)
Ivanillian Ferreira Paislandim
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SOCIAL
Anthone Mateus Magalhães Afonso, Wania Gonzalez
A inserção no Mercado de Trabalho dos egressos da Educação Profissional Tecnológica do eixo de Gestão e Negócios – um estudo de caso das FATECs da Região 7 do CEETEPS
Magali Amorim Mata, IVANETE BELLUCCI ALMEIDA
EDUCAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DO SOCIOEDUCADOR DO CAMPO SOCIOEDUCATIVO
Irandi Pereira
POLÍTICAS (DES)INTEGRADORAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESPÍRITO SANTO
TATIANA GOMES DOS SANTOS PETERLE, MARCELO LIMA
ABORDAGEM CTSA NO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO: A REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ
Evanizis Dias Frizzera Castilho, Manuella Amado
Educação Profissional e Educação Comunitária: Compromissos e Tendências
andrea jaconi

GT 12 - PEDAGOGIA SOCIAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Avaliação de reação aos grupos com usuários de drogas encaminhados pela justiça
Glauber Soares costa marinho, Paula Costa Cabral
Articulação dos Grupos de Mútua Ajuda e sua Relação com os Fundamentos da Pedagogia Social.
Juliana Santos Graciani


R E A L I Z A Ç Ã O
Faculdade Estácio de Sá                 Ifes                UFES                 Radier
A P O I O
Fundacao de Amparo a Pesquisa e Renovacao do Espírito Santo