Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PRÁTICA DOCENTE DA MATEMÁTICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM

fernando grimaldi

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Apesar da escola ser  um dos ambientes mais importantes na vida de um ser humano, por construir uma consciência crítica em relação ao mundo, ampliar os conhecimentos e ainda permitir a qualificação para o  mercado  de  trabalho,  a  maioria  dos  alunos,  ao  longo  da  permanência  na  escola,  perde  o  interesse  nos estudos e ainda percebe que o que se aprende nada tem a ver com a vida fora dela.   Isto porque enquanto o mundo sofreu profundas transformações, principalmente com a evolução da tecnologia, a escola permaneceu a  mesma  de  séculos  passados,  com  os  mesmos  métodos  de  ensino,  organização  estrutural  e  objetivos.  A Matemática tem  um papel  fundamental na escola,  sendo  um de  seus  principais  objetivos  ajudar o aluno a conhecer,  compreender  e  transformar  o  mundo  que  o  cerca.  Apesar  disto,  a  metodologia  utilizada  pela maioria dos professores  de Matemática privilegia a quantidade de conteúdos, muitas das vezes sem fazer o menor sentido para os alunos. Este trabalho propõe uma forma diferenciada de apresentar a Matemática  com situações desafiadoras que motivem os alunos e resgatem seu espírito investigador e seu prazer de estudar.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.