Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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O Papel da Constituição de Grupos Colaborativos na Formação Inicial de Professores que Ensinam Frações

Marlene Menegazzi

Prédio: Corredor D
Sala: D5
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O artigo apresenta o projeto de pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da UFRGS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa, que objetiva investigar a contribuição da participação em grupo colaborativo para a formação inicial de licenciandos em Pedagogia. A constituição do grupo colaborativo busca identificar as diferentes concepções de frações dos futuros professores e analisar de que forma, a participação nesse grupo contribui para o processo de ressignificação de tais concepções. A base teórica fundamenta-se em estudos de comunidades de prática e grupos colaborativos de trabalho, associada às discussões de uma educação matemática crítica voltada à formação de professores dos anos iniciais e às concepções dos mesmos em relação aos números fracionários. A pesquisa qualitativa interpretativa se utilizará da triangulação dos dados obtidos através do discurso falado, da escrita e da produção do Folhas para apresentar as conclusões. A coletânea de relatos de experiência, juntamente com o material didático produzido, será objeto de análise para a produção de um livro.


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