Comunicação Científica
DIÁLOGOS ENTRE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Thamires Belo de Jesus, Cátia Aparecida Palmeira, Elcio Pasolini Milli |
CALOR E TEMPERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM VIA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA | |
Rafaela Duarte Nascimento, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
INTERFACES ENTRE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A HISTÓRIA DA ÁLGEBRA DE BOOLE NA ELETRÔNICA DIGITAL | |
Giuseppe Tognere Polonini, Fabricio Bortolini de Sá |
O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM TENDO COMO VIÉS A MODELAGEM NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA | |
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A GEOMETRIA NAS CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS HISTÓRICAS | |
FERNANDA MAGALHÃES BRUM, Leandra Gonçalves dos Santos |
Desafiando a ideologia da certeza por meio da modelagem na perspectiva sociocrítica | |
Silvana Cocco Dalvi |
Relato de Experiência
Os Sistemas de Numeração e a Criptografia | |
Bruna Dias de Carvalho |
Aprendizagem Matemática de um aluno com TDAH por meio da formulação e resolução de problemas | |
Adriana Piumatti de Oliveira, Viviane Miossi Rondeli Ornel |
APRESENTAÇÃO INTUITIVA DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI COM USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS | |
Feliphe Dellaroli, Thamires Belo de Jesus |
PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS: UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Glaziela Vieira Frederich, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O USO DE MATERIAL LÚDICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES | |
jose alves de paula, Yasmin Giles, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CAMINHADA ORIENTADA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NA EJA | |
Fernando Campos Alves, Philipe Tiago Nunes dos Reis, Clailton Barcellos Santanna |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORA DE UM 5º ANO | |
Renan Oliveira Altoé, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS | |
Humberto Silveira Gonçalves Filho, Thiago Marques Zanon Jacomino, Schirlane dos Santos Aguiar Rodrigues, Eduardo Corrêa dos Santos, Renata da Costa Abreu |
Projeto Girassol: Estudando Estatística | |
Marcela Silva de Oliveira |
INTERAÇÃO ENTRE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE APLICATIVOS DE CELULAR COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
Humberto Silveira Gonçalves Filho, Thiago Marques Zanon Jacomino, João Lucas de Oliveira, Eduardo Corrêa dos Santos |
VALORIZANDO A CULTURA AFRICANA EM UMA ATIVIDADE COM BOLOS E FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
ROSIANE FIGUEREDO PRATES, Bruna Zution Dalle Prane, Fagner Leite |
O JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
ADRIANI LUIZA DA SILVA, Leandra Gonçalves dos Santos, FERNANDA MONTEL SCHAUSSE LEAL |
LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: CONEXÕES POSSÍVEIS PARA O ENSINO COM CRIANÇAS | |
Alessandra Barbosa Adão, Dilza Côco, Marinalva Conceição de Souza |
UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE GRANDEZAS E MEDIDAS COM ALUNOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL | |
Luanda Firme de Mello, Glaziéla Vieira Frederich, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Feira de Matemática
ARTE E MATEMÁTICA: A CONSTRUÇÃO DAS ESPIRAIS PITAGÓRICAS | |
Nelson Victor Lousada Cade, Walkiria Pereira Campos, Amanda Dias do Nascimento |
EXPLORANDO PERSPECTIVA COM AUXÍLIO DE FOTOGRAFIA | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Aline Leite Lazaro, Apoliana Carriço Travizani, Debora Assunção Oliveira, Gabriel Donatel Marin, Giovana Monte Caldonho, Giovana Nunes Justi, Izadora Leonídia de Barros Cristino, Lara Bernardi Salarini, Miriane Tavora Adami, Paulo Emílio Marchete Rohor, Rafaelly Binadiman Vieira, Roberta Sinande de Souza, Samuel Leite Pena, Suzana Lorencini Peixoto, Vanessa Paganini Caprini, Victor Augusto Cavalcante Miranda, Renata Conceição Pinto Andreata |
A utilização de materiais manipuláveis para o ensino de Poliedros Duais e fixação de propriedades geométricas. | |
Roney Marques da Silva, Maria Antonia Freitas, Marcelle Daher do Valle |
Protótipo do elevador de Dante e suas possibilidades matemáticas | |
Giseli Lipaus Santos de Paula, Regiane Ferreira da Silva, Jaqueline Magalhães Brum |
O TAPETE NÚMERICO INTEIRO: UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO “SOBE E DESCE” PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Juliana Salvador, Silvana Cocco Dalvi, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Resende |
O JOGO SENHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE COMBINATÓRIA | |
Humberto Silveira Gonçalves Filho, Thiago Marques Zanon Jacomino, Eduardo Corrêa dos Santos |
JOGOS NA AULA DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Adriana da Conceição Tesch, Mirelly Katiene e Silva Boone, Silvana Cocco Dalvi |
POR QUE ESTUDAMOS MATRIZES? | |
RAFAEL SILVA RIBEIRO, Anderson Batista da Silva, Gabriela do Nascimento Dorigheto, Daniel Meireles Ferreira de Paiva |
Números primos e suas peculiaridades | |
Pedro Meireles Freire, Pedro Tonini Rosemberg Schneider, Luiza Pinheiro Cossetti, Nícolas Martins de Menezes, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
FENÔMENOS PERIÓDICOS E A PESCARIA | |
RAFAEL SILVA RIBEIRO, Ana Carolina Alves Oliveira, Arthur Félix Mataveli de Andrade, Carlos Eduardo Pereira Marques, João Pedro Radler de Aquino Neves Frutuoso |
Caleidoscópios como material Pedagógico | |
Juliano Silva Gomes, Eliane Domingos |
Cubo Transformer | |
Grasielly Dias Quirino, Paulo Henrique Krohling, Lucas dos Santos Reis, Laysa Alvarenga Nascimento, Vinicius Barreto Silva, Bruna Gomes da Silva |
Aventura Matemática | |
Walber Antonio Ramos Beltrame, Kenia Dutra Savergnini Baeta, Marcos Romanholi de Souza, Daniel Francisco Schimith Dam Piassi, Gabriel da Silva Reboli, Samuel Lucas Moura Sezini, Thaysa Souza Favatto |
Apoio | Realização | ||