CADERNO DE RESUMOS
CADERNO DE RESUMOS | BAIXE AQUI |
Comissão Organizadora da 6ª Semat |
Comunicação Científica
DIÁLOGOS ENTRE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Thamires Belo de Jesus, Cátia Aparecida Palmeira, Elcio Pasolini Milli |
Literatura Infantil,conhecimentos de grandezas e medidase formaçao de professores | |
Solange Taranto Reis, Dilza Coco |
CONCEPÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO COM GRADUADOS EM ÁREAS AFINS | |
Alexandre Krüger Zocolotti, Saddo Ag Almouloud |
CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Diego Henrique Gomes Martins, Edmar Reis Thiengo |
PAVIMENTAÇÃO E MOSAICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lívia Oliveira Silva Oliveira Santos, Sandra Fraga Aparecida Fraga da Silva |
"Eu me remexo muito": a criança, seu corpo e o senso espacial | |
Simone Damm Zogaib, Dayane de Souza Gomes, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM ATIVIDADES NO LEM | |
Emerson Clayton do Nascimento Miranda, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ESTUDO DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: O QUE DIZEM PESQUISAS DA ÁREA | |
Yolanda Pinto dos Santos Cerqueira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
FRAÇÕES E O SIGNIFICADO QUOCIENTE-QUOTITIVO POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL O VOLUME? | |
Aparecida Ferreira Lopes, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CALOR E TEMPERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM VIA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA | |
Rafaela Duarte Nascimento, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
O DESENVOLVIMENTO DO EMPOWERMENT POR MEIO DA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DO CRESCIMENTO URBANO DE COLATINA | |
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni |
USO DO MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR NO ENSINO MEDIO: ESTADO DA ARTE EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS | |
Vitor Bortolotti Ribeiro, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
CONHECIMENTO DE PROFESSORES EM COMBINATÓRIA | |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA DESVENDANDO SABERES DE LICENCIANDOS SOBRE EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES | |
Nelson Victor Lousada Cade |
ESTUDOS SOBRE MOSAICOS E PAVIMENTAÇÃO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA | |
Lívia Oliveira Silva Oliveira Santos, Sandra Fraga Aparecida Fraga da Silva |
REFLEXOS DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO AUTOCONCEITO | |
Juliana Salvador, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
A ANÁLISE DE ERROS COMO PONTE PARA UMA MUDANÇA NA POSTURA DE PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO DE CÁLCULO | |
MESSENAS MIRANDA ROCHA |
GRAFOS E LEIS DE KIRCHHOFF: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
Joice Souza Soares, Lauro Chagas e Sá |
INTERFACES ENTRE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A HISTÓRIA DA ÁLGEBRA DE BOOLE NA ELETRÔNICA DIGITAL | |
Giuseppe Tognere Polonini, Fabricio Bortolini de Sá |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Géssica Gonçalves Martins, Lúcio Souza Fassarella |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS SOBRE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Rosana Martins Mattiuzzi dos Santos, Dilza Coco |
O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM TENDO COMO VIÉS A MODELAGEM NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA | |
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE EQUAÇÃO POR ALUNOS DO 7° ANO | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Carina Costa Macedo |
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM AMPLIADA DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO | |
Almir Rogério Luppi, Lucio Souza Fassarella |
RELACIONANDO MATEMÁTICA E FÍSICA A PARTIR DA HISTÓRIA E DA ASTRONOMIA | |
Cleidiane Rodrigues de Freitas, Lauro Chagas e Sá |
IRRIGANDO O JANDIM, SEMEANDO REFLEXÕES E COLHENDO CONHECIMENTO REFLEXIVO | |
jonisario littig, Lucano Lessa Lorenzoni |
DA CONCEPÇÃO DO DESCONHECIDO A ESTRUTURA ALGÉBRICA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
CARLOS ALEXANDRE ORNELAS SANTOS |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A GEOMETRIA NAS CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS HISTÓRICAS | |
FERNANDA MAGALHÃES BRUM, Leandra Gonçalves dos Santos |
Desafiando a ideologia da certeza por meio da modelagem na perspectiva sociocrítica | |
Silvana Cocco Dalvi |
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESPAÇO TEMPO DE APRENDIZAGENS DOCENTES | |
Waldileria Silva Viana, Dilza Coco |
Relato de Experiência
O USO DO WHATSAPP NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA QUE IMPACTOU O RESULTADO DO PAEBES-TRI | |
Rosiane Morais dos Santos Feitosa |
A INFLUÊNCIA DA INFLAÇÃO E DO PROCESSO LOGÍSTICO NO PREÇO DE ÓCULOS E LENTES | |
Lara Sossai Corrêa da Costa, Rhayson Bernardo Simão, Francier Paranha Gomes, Lauro Chagas e Sá |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
Tamiris Moura Neves, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon |
Os Sistemas de Numeração e a Criptografia | |
Bruna Dias de Carvalho |
ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO A LUZ DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Daiane Ferreira Pereira, Thamires Belo de Jesus |
A TORRE DE HANÓI E A PROGRESSÃO GEOMÉTRICA | |
Wanderson Denadai Romano |
GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES DE AÇÕES DO LEM | |
Ariel Wesley Soares, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Aprendizagem Matemática de um aluno com TDAH por meio da formulação e resolução de problemas | |
Adriana Piumatti de Oliveira, Viviane Miossi Rondeli Ornel |
APRESENTAÇÃO INTUITIVA DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI COM USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS | |
Feliphe Dellaroli, Thamires Belo de Jesus |
O QUE É O CINCO? MOSTRA PRA MIM? | |
Dayane Souza Gomes |
PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS: UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Glaziela Vieira Frederich, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Extrapolando o ensino de poliedros para além dos livros didáticos | |
Thaciane Jähring Schunk, Rodrigo Sena Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ATIVIDADE ENVOLVENDO O ESTUDO DE NÚMEROS COM REPRESENTAÇÃO DECIMAL E UNIDADES DE MEDIDA | |
Veronica Borsonelli Marcarini, Rodolfo Chaves |
O USO DO APP INVENTOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA: CONSTRUINDO APLICATIVOS PARA O CÁLCULO DE ÁREAS | |
EUNA SOUSA ARAUJO SANTOS |
Experiencias de estagio IV por meio de atividades na turma de eja integrado com o curso de tecnico de segurança do trabalho | |
Solange Taranto Reis, Marcela Santana Santos, Ana Ligia Oliveria Teixeira |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL/EJA DE VITÓRIA | |
Ângela Francisca Caliman Fiorio, Christiane Milagre da Silva Rodrigues, Carla Augusta de Carvalho |
ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COM A RETA NUMÉRICA | |
Zleinda Schultz Kuster, Dilza Côco |
O USO DE MATERIAL LÚDICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES | |
jose alves de paula, Yasmin Giles, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR ALUNOS DO DO 7º ANO SOBRE ATIVIDADES COM TABELA NUTRICIONAL | |
Veronica Borsonelli Marcarini, Rodolfo Chaves |
CAMINHADA ORIENTADA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NA EJA | |
Fernando Campos Alves, Philipe Tiago Nunes dos Reis, Clailton Barcellos Santanna |
MATEMÁTICA E SABERES TRADICIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA GUARANI EM ARACRUZ-ES | |
Bárbara Carolina Ferreira dos Santos, Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni |
PROPRIEDADES DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Kayodê David de Melo Souza, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
ATIVIDADES COM PADRÕES MATEMÁTICOS E GENERALIZAÇÕES UMA FORMA DE DESENVOLVER O PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Tatiana Bonomo Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS ENVOLVENDO FRAÇÕES E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
Fabiola Barcelos Risso, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E OPERAÇÕES COM MATRIZES EM OBRAS DE DIONÍSIO DEL SANTO E RUBEM VALENTIM | |
Lauro Chagas e Sá, Cátia Aparecida Palmeira, Elcio Pasolini Milli |
PROJETO ALIMENTACAO SAUDAVEL E O CALCULO DO IMC | |
Solange Taranto Reis, Ana Ligia Oliveira Teixeira, Marcela Santana Santos, Rosemere Athayde Santos de Castro |
NIVELAMENTO VIA PROJETO MARCHINHA DA MATEMÁTICA | |
Carlos Eduardo Paiva Pereira Pires, André Viana Tavares, Humberto Silveira Gonçalves Filho, André Soares Velasco |
UMA VISÃO LÚDICA DA DEFINIÇÃO FORMAL DE LIMITE | |
Elvira Padua Lovatte, Adriana Padua Lovatte |
O ENSINO DA MATEMÁTICA A ALUNO SURDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Mariana dos Santos Cezar |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Mariana dos Santos Cezar |
USO DE JOGOS PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS NO ENSINO FUNTAMENTAL | |
ROBERTA LEITE PEREIRA AGUIAR SANTOS |
A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU | |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Eliana Ferreira Reis de Mello |
O Jogo Africano Mancala e Suas Potencialidades no Campo da Educação Matemática, História e Cultura Afro-brasileira | |
RINALDO PEVIDOR PEREIRA |
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORA DE UM 5º ANO | |
Renan Oliveira Altoé, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UM GRAVE ERRO DE ESTRATÉGIA QUE AFASTA A SOLUÇÃO | |
Geraldo Claudio Broetto |
O JOGO AWALÉ COMO FERRAMENTA AUXILIAR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto |
A FUNÇÃO AFIM SIMPLES E POR PARTES E A FUNÇÃO RACIONAL NA MODELAGEM DE SITUAÇÕES REAIS | |
Elvira Padua Lovatte, Adriana Padua Lovatte |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS | |
Humberto Silveira Gonçalves Filho, Thiago Marques Zanon Jacomino, Schirlane dos Santos Aguiar Rodrigues, Eduardo Corrêa dos Santos, Renata da Costa Abreu |
UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS NEGATIVOS NO PROEJA: RELATO DE UMA ATIVIDADE | |
Jéssica Monteiro Falquetto, Alex de Oliveira Jordane |
CRISE HÍDRICA: UMA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO, POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
EMANUELA NASCIMENTO ALVES, OSCAR LUIZ TEIXEIRA REZENDE, LUCIANO LESSA LORENZONI |
REFORMANDO MINHA ESCOLA: UMA OFICINA ORIENTADA Á APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA | |
Fred Augusto Pulz, Erika Isabel Flores, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
OBSERVAÇÕES E ESTUDO SOBRE UMA AULA DE MATEMÁTICA FORA DA SALA | |
Caroline da Silva Soares, Jéssica Schultz Kuster |
Projeto Girassol: Estudando Estatística | |
Marcela Silva de Oliveira |
INTERAÇÃO ENTRE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE APLICATIVOS DE CELULAR COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
Humberto Silveira Gonçalves Filho, Thiago Marques Zanon Jacomino, João Lucas de Oliveira, Eduardo Corrêa dos Santos |
EXPLORANDO ÁREA E PERÍMETRO EM OBRAS DE LYGIA CLARK | |
Karla Souto de Amorim |
EXPLORANDO ÁREA E PERÍMETRO COM MATERIAIS MANUPLATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Organdi Mongin Rovetta, Karla de Almeida Brandão, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
JOGO DE TABULEIRO: POSSIBILIDADES NA SOMA ALGÉBRICA DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS | |
Gilson Abdala Prata Filho, Ligia Arantes Sad |
USO DO TEODOLITO COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
Yasmin Giles, Josias Dione Bravim, Adriana Coêlho de Sousa Pereira |
'SIMULADOR PHET' PARA APLICAÇÃO DE FRAÇÕES | |
Gabriel Henrique Rodrigues Rodrigues da Silva, Erika Izabel Flores |
A HISTÓRIA DOS NÚMEROS COMO RECURSO DIDÁTICO NA CONSTITUIÇÃO DO SENTIDO NUMÉRICO | |
Bernadete Veronica Hoffman |
CÁLCULO DE ÁREAS DE POLÍGONOS: CONSTRUÇÕES E ANÁLISES UTILIZANDO O GEOPLANO | |
Monica Tavares Galdino Silva, Leandra Gonçalves dos Santos |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TRIGONOMÉTRICOS COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA TEODOLITO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Girlane Lima Cricco Manguinhos, Leandra Gonçalves dos Santos |
ESCALA E RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: RELATO SOBRE UMA OFICINA NUMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
João Vitor Cardozo, Gilberto Guerra, Adriana Coelho de Sousa Pereira, Ariel Wesley Soares |
O JOGO DOMINÓ COMO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM EM RADIAÇÃO E POTÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria das Dores Soares Damaceno Jardim, Eucilene Souza Carvalho, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
DA SALA DE AULA PARA O PÁTIO DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO MANCALA NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
wesley josé nunes pinto |
MÉTODOS NUMÉRICOS APLICADOS AO ENSINO MÉDIO TÉCNICO | |
Frederico Galaxe Paes |
VALORIZANDO A CULTURA AFRICANA EM UMA ATIVIDADE COM BOLOS E FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
ROSIANE FIGUEREDO PRATES, Bruna Zution Dalle Prane, Fagner Leite |
O JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
ADRIANI LUIZA DA SILVA, Leandra Gonçalves dos Santos, FERNANDA MONTEL SCHAUSSE LEAL |
SER OU NÃO SER FORMADORA DE MATEMÁTICA: EIS A QUESTÃO! | |
Christiane Milagre da Silva Rodrigues |
LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: CONEXÕES POSSÍVEIS PARA O ENSINO COM CRIANÇAS | |
Alessandra Barbosa Adão, Dilza Côco, Marinalva Conceição de Souza |
UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE GRANDEZAS E MEDIDAS COM ALUNOS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL | |
Luanda Firme de Mello, Glaziéla Vieira Frederich, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
A MATEMÁTICA PRÁTICA: MULTIPLICAÇÃO COM FEIJÕES | |
Laira Lamburghini Ribeiro, Thaciane Jähring Schunck, Alexsandra Senna, Dilza Coco |
TAREFA DE CASA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO QUESTÕES DE LÓGICA | |
Jackeline Gusman, Fernanda Appel, Alexandre Krüger Zocolotti |
Feira de Matemática
ARTE E MATEMÁTICA: A CONSTRUÇÃO DAS ESPIRAIS PITAGÓRICAS | |
Nelson Victor Lousada Cade, Walkiria Pereira Campos, Amanda Dias do Nascimento |
EXPLORANDO PERSPECTIVA COM AUXÍLIO DE FOTOGRAFIA | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Aline Leite Lazaro, Apoliana Carriço Travizani, Debora Assunção Oliveira, Gabriel Donatel Marin, Giovana Monte Caldonho, Giovana Nunes Justi, Izadora Leonídia de Barros Cristino, Lara Bernardi Salarini, Miriane Tavora Adami, Paulo Emílio Marchete Rohor, Rafaelly Binadiman Vieira, Roberta Sinande de Souza, Samuel Leite Pena, Suzana Lorencini Peixoto, Vanessa Paganini Caprini, Victor Augusto Cavalcante Miranda, Renata Conceição Pinto Andreata |
Os números primos e suas peculiaridades | |
Pedro Meireles Freire, Pedro Tonini Rosemberg Schneider, Luiza Pinheiro Cossetti, Nícolas Martins Menezes |
Superficies regradas por meio da visualização de parabolóides hiperbólico e hiperbolóide de fios | |
Mara Jennifer Rodrigues Goes, Filipe Luis Schmidt Moreno Ramos, Bruno Fernandes Vieira |
SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO: CONCEITOS E MATERIAIS | |
Bárbara Carolina Ferreira dos Santos, Katherine Santos, Marcio Victor de Paula Moreira |
A utilização de materiais manipuláveis para o ensino de Poliedros Duais e fixação de propriedades geométricas. | |
Roney Marques da Silva, Maria Antonia Freitas, Marcelle Daher do Valle |
TEOREMA DE PITÁGORAS: HISTÓRIA E JOGO | |
Bárbara Carolina Ferreira dos Santos, Flávia Gavinho Ferreira de Araújo, Gabriel Henrique Rodrigues da Silva, Helandro Martins Batista, Marcella Correia Faustini |
Protótipo do elevador de Dante e suas possibilidades matemáticas | |
Giseli Lipaus Santos de Paula, Regiane Ferreira da Silva, Jaqueline Magalhães Brum |
Condutas abusivas em relacionamentos interpessoais: Uma análise estatística com alunos do Ifes - campus Linhares | |
Airla Brito Meira, Évilyn Rosa Lirio, Gabrielle de Mendonça Cruz, Isabela Joana Favaro Carriço, Isabella Guasti Oliveira Pereira, Leandro Fazolo Nardi, Guilherme Guilhermino Neto |
Prismas e antiprismas | |
Cleidiani Correa Sanatana Grippa, Adriana Coelho de Souza Pereira |
O TAPETE NÚMERICO INTEIRO: UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO “SOBE E DESCE” PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Juliana Salvador, Silvana Cocco Dalvi, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Resende |
O JOGO SENHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE COMBINATÓRIA | |
Humberto Silveira Gonçalves Filho, Thiago Marques Zanon Jacomino, Eduardo Corrêa dos Santos |
Zero é neutro?: Ideias matemáticas no jogo do par ou ímpar | |
Felipe Pereira Umpierre, Arthur Murad Vervloet, Pietro Gonçalves Antunes, Isadora Baptista Rossi, Julia Ramos Alves, Bruno Nogueira Gomes, Nathalia Soares Barbosa, Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni |
REVELANDO TRUQUES MÁGICOS DE BARALHOS COM AUXÍLIO DA MATEMÁTICA | |
Ariel Wesley Soares, Alex Müller Amorim, Alexandre Krüger Zocolotti, Lourenço Gonçalves Junior |
“CASMATHE” O JOGO HUMANO | |
Mariana dos Santos Cezar, Isayanni Marciano dos Santos, Jonas Alves da Silva Neto, Maria karolyne Almeida Rodrigues, Yasmin de Almeida Fornaciari, Enzo Livramento Martins |
EQUAÇÃO BALANCEADA | |
Kevila Cezario, Francielle Quaresma |
JOGOS NA AULA DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Adriana da Conceição Tesch, Mirelly Katiene e Silva Boone, Silvana Cocco Dalvi |
POR QUE ESTUDAMOS MATRIZES? | |
RAFAEL SILVA RIBEIRO, Anderson Batista da Silva, Gabriela do Nascimento Dorigheto, Daniel Meireles Ferreira de Paiva |
Números primos e suas peculiaridades | |
Pedro Meireles Freire, Pedro Tonini Rosemberg Schneider, Luiza Pinheiro Cossetti, Nícolas Martins de Menezes, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
FENÔMENOS PERIÓDICOS E A PESCARIA | |
RAFAEL SILVA RIBEIRO, Ana Carolina Alves Oliveira, Arthur Félix Mataveli de Andrade, Carlos Eduardo Pereira Marques, João Pedro Radler de Aquino Neves Frutuoso |
CAIXA MONGEANA: UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO DA GEOMETRIA DESCRITIVA POR MEIO DE PROJEÇÕES ORTOGONAIS DE SÓLIDOS | |
Gilberto Guerra, Fabiano Barbosa Santos, Deiverson Rodrigues |
Caleidoscópios como material Pedagógico | |
Juliano Silva Gomes, Eliane Domingos |
Cubo Transformer | |
Grasielly Dias Quirino, Paulo Henrique Krohling, Lucas dos Santos Reis, Laysa Alvarenga Nascimento, Vinicius Barreto Silva, Bruna Gomes da Silva |
Aventura Matemática | |
Walber Antonio Ramos Beltrame, Kenia Dutra Savergnini Baeta, Marcos Romanholi de Souza, Daniel Francisco Schimith Dam Piassi, Gabriel da Silva Reboli, Samuel Lucas Moura Sezini, Thaysa Souza Favatto |
CUBO-SOMA E HABILIDADE DE VISUALIZAÇÃO EM GEOMETRIA ESPACIAL | |
Bruno Siqueira Perini, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Fabricio Fernandes Alledi |
Apoio | Realização | ||