Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 6ª Semana da Matemática do Ifes

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Aventura Matemática

Walber Antonio Ramos Beltrame, Kenia Dutra Savergnini Baeta, Marcos Romanholi de Souza, Daniel Francisco Schimith Dam Piassi, Gabriel da Silva Reboli, Samuel Lucas Moura Sezini, Thaysa Souza Favatto

Última alteração: 2017-05-05

Resumo


A Matemática é essencial para a formação de estudantes do ensino médio, porém, há  grande dificuldade com a matemática básica, dado o caráter cumulativo da disciplina, em que se  necessita de aprender bem um conteúdo para compreender os próximos. Parte dos estudantes que  ingressam no instituto federal não possuem base em matemática elementar satisfatória, que seja  suficiente para seguir nas disciplinas. Devido a este fato, foi desenvolvido por alunos do LEDS  Guarapari (Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções) um jogo para dispositivos  móveis com o objetivo de auxiliar na aprendizagem de matemática básica, denominado Aventura  Matemática, que permite ao aluno explorar cenários enquanto navega por matérias, resumos,  questões e desafios de matemática. O projeto apresenta um aplicativo móvel de modo que o aluno,  diante de um exercício proposto, tenha a oportunidade de resolver (consultando as fichas resumo  com as propriedades que envolvem a questão) e, se mesmo assim o estudante não conseguir, tenha a  opção de visualizar as etapas necessárias de como solicionar o exercício. Para o desenvolvimento  do aplicativo, utilizou-se metodologia do tipo qualitativa por meio de abordagem de pesquisa  experimental de construção e, para avaliação do jogo, será utilizado a abordagem metodológica  quantitativa por meio de pesquisa descritiva, em que resultados serão observados, registrados,  analisados, classificados e interpretados por meio de uso de técnicas de coleta de dados  (questionário e observação sistemática). A colaboração entre docentes e alunos para produção de  material didático norteia a proposta, além do caráter próprio de estímulo ao estudo por meio da  utilização do aplicativo. Os impactos deste projeto pressupõe oferta de aprendizagem significativa  para alunos do ensino médio, reconhecendo e priorizando a interlocução com jovens, com uso de  tecnologia para introdução e fixação dos conteúdos básicos. Espera-se que haja uma melhora no  rendimento acadêmico dos alunos que ingressam sem base em matemática elementar, e a médio  prazo, a diminuição do índice de reprovação nas disciplinas de exatas.