Aventura Matemática
Walber Antonio Ramos Beltrame, Kenia Dutra Savergnini Baeta, Marcos Romanholi de Souza, Daniel Francisco Schimith Dam Piassi, Gabriel da Silva Reboli, Samuel Lucas Moura Sezini, Thaysa Souza Favatto
Última alteração: 2017-05-05
Resumo
A Matemática é essencial para a formação de estudantes do ensino médio, porém, há grande dificuldade com a matemática básica, dado o caráter cumulativo da disciplina, em que se necessita de aprender bem um conteúdo para compreender os próximos. Parte dos estudantes que ingressam no instituto federal não possuem base em matemática elementar satisfatória, que seja suficiente para seguir nas disciplinas. Devido a este fato, foi desenvolvido por alunos do LEDS Guarapari (Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções) um jogo para dispositivos móveis com o objetivo de auxiliar na aprendizagem de matemática básica, denominado Aventura Matemática, que permite ao aluno explorar cenários enquanto navega por matérias, resumos, questões e desafios de matemática. O projeto apresenta um aplicativo móvel de modo que o aluno, diante de um exercício proposto, tenha a oportunidade de resolver (consultando as fichas resumo com as propriedades que envolvem a questão) e, se mesmo assim o estudante não conseguir, tenha a opção de visualizar as etapas necessárias de como solicionar o exercício. Para o desenvolvimento do aplicativo, utilizou-se metodologia do tipo qualitativa por meio de abordagem de pesquisa experimental de construção e, para avaliação do jogo, será utilizado a abordagem metodológica quantitativa por meio de pesquisa descritiva, em que resultados serão observados, registrados, analisados, classificados e interpretados por meio de uso de técnicas de coleta de dados (questionário e observação sistemática). A colaboração entre docentes e alunos para produção de material didático norteia a proposta, além do caráter próprio de estímulo ao estudo por meio da utilização do aplicativo. Os impactos deste projeto pressupõe oferta de aprendizagem significativa para alunos do ensino médio, reconhecendo e priorizando a interlocução com jovens, com uso de tecnologia para introdução e fixação dos conteúdos básicos. Espera-se que haja uma melhora no rendimento acadêmico dos alunos que ingressam sem base em matemática elementar, e a médio prazo, a diminuição do índice de reprovação nas disciplinas de exatas.