Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 6ª Semana da Matemática do Ifes

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EXPLORANDO PERSPECTIVA COM AUXÍLIO DE FOTOGRAFIA

Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Aline Leite Lazaro, Apoliana Carriço Travizani, Debora Assunção Oliveira, Gabriel Donatel Marin, Giovana Monte Caldonho, Giovana Nunes Justi, Izadora Leonídia de Barros Cristino, Lara Bernardi Salarini, Miriane Tavora Adami, Paulo Emílio Marchete Rohor, Rafaelly Binadiman Vieira, Roberta Sinande de Souza, Samuel Leite Pena, Suzana Lorencini Peixoto, Vanessa Paganini Caprini, Victor Augusto Cavalcante Miranda, Renata Conceição Pinto Andreata

Última alteração: 2017-04-26

Resumo


O trabalho visa apresentar uma das atividades desenvolvidas durante o estudo de geometria espacial com alunos do 3º ano no ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo e que teve como objetivo produzir uma foto aplicando um dos tipos de perspectiva estudadas.  A atividade em questão integrou as disciplinas de Matemática e Física e culminou numa exposição fotográfica realizada para os demais alunos da escola. Além de explorar perspectiva, as fotos produzidas pelos alunos abordavam temáticas sociais como violência contra mulher, conflitos religiosos, uso de drogas, exploração do trabalho infantil, dentre outros.  A proposta de trabalho teve como base a pesquisa de mestrado de uma das autoras, e fundamentou-se na teoria de Van Hiele e nas discussões de Angel Gutierrez sobre a importância da visualização para a construção do pensamento geométrico. Dessa forma, compreendemos que a fotografia estabelece relação com aspectos de visualização e representação geométrica, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizagem de geometria. Visando explorar conceitos de perspectiva, bem como subsidiar a produção da fotografia, foram realizadas atividades preliminares, dentre elas: construções de blocos com material dourado e representação de suas três vistas (frontal, lateral, superior); representações de sólidos no plano em perspectiva isométrica; discussões sobre tipos de perspectiva; discussões com o professor de física sobre conceitos de óptica aplicados a fotografia.  Dentre os tipos de perspectiva discutidos, exploramos a perspectiva forçada que trata-se de uma técnica fotográfica em que se busca alterar as proporções naturais entre os objetos enquadrados, de forma que os objetos menores são colocados num primeiro plano, de modo que pareçam maiores que os objetos realmente colocados num plano de fundo. Dando continuidade ao trabalho, os alunos foram divididos em grupos para realizar a tarefa de produzir uma foto utilizando a perspectiva forçada, bem como registar também a foto da foto.  Os alunos se envolveram bastante com a atividade, tanto do ponto de vista de aplicar a técnica de perspectiva, como com a preocupação em escolher um tema social relevante e com a reflexão que a imagem poderia proporcionar.  Utilizar a fotografia como recurso para trabalhar perspectiva fez parte de um conjunto de atividades que exploraram o desenvolvimento de habilidades visuais e serviram de base para aprofundar os estudos de outros conceitos em geometria espacial, pois mesmo na fase final do ensino médio, grande parte dos alunos envolvidos ainda apresentava dificuldade em certas atividades envolvendo construções geométricas simples. Compreendemos que o desenvolvimento de habilidades visuais é um processo lento e contínuo, portanto é importante que o professor recorra a atividades nas quais seja possível manipular, observar sob diversos ângulos e explorar características dos objetos geométricos.