Seminário Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: construção coletiva da Pedagogia Histórico-Crítica

Universidade Federal do Espírito Santo

outubro 18, 2016 – outubro 20, 2016


No ano de 2016 o educador brasileiro Dermeval Saviani completa 50 anos de carreira. Por essa razão, o Núcleo de Educação Infantil (Nedi) e o grupo de pesquisa “Pedagogia histórico-crítica e educação escolar” da Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo, realizará o Seminário “Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: construção coletiva da pedagogia histórico-crítica”. Intencionamos apresentar a trajetória acadêmica e principais contribuições de Dermeval Saviani à educação brasileira, projetando novos desafios teórico-práticos no campo educacional.

Notícias

 

Informações importantes

 
Desde que iniciamos a organização desse seminário, tivemos a preocupação com o número de pessoas que poderíamos atender em nosso evento. Procuramos fazer a reserva do Teatro Universitário (maior espaço existente na Ufes), mas não conseguimos nenhuma data para o ano de 2016. O local escolhido – pelo tamanho, acessibilidade e qualidade das acomodações – foi então o Auditório Manoel Vereza de Oliveira (CCJE), da Universidade Federal do Espírito Santo.

Como instituição pública, o acesso ao auditório do evento não pode ser impedido a nenhuma pessoa, esteja ela inscrita ou não no seminário. Desse modo, sugerimos aos participantes que cheguem ao local com antecedência, de forma a garantir que ocupem os assentos do auditório com tranquilidade. Informamos ainda que a segurança da Ufes, zelando pelo patrimônio público, bem como visando a segurança de todos, impede que as instalações sejam ocupadas acima de sua capacidade prevista.

Além disso, durante nosso evento teremos uma equipe de apoio composta por 28 estudantes de graduação e pós-graduação. Todos eles estão trabalhando intensamente (de forma gratuita) para que possamos atendê-los o melhor possível. Como todos sabem, uma das grandes defesas da pedagogia histórico-crítica é a socialização do conhecimento. Não seria coerente de nossa parte, portanto, que nossos estudantes ficassem impedidos de assistir às palestras para realizar plantão de atendimento. Desse modo, esclarecemos que durante as palestras, não há serviço no balcão de recepção. A retirada de material e demais solicitações que tenham a fazer à nossa equipe, serão atendidas ANTES e DEPOIS das palestras.


Contamos com a colaboração e compreensão de todos!

Comissão Organizadora
 
Publicado: 2016-10-14 Mais...
 

Certificados de participação e apresentação de trabalho

 
Prezados participantes, 

Informamos que os certificados de participação no evento serão entregues desde o credenciamento (no dia 18/10) até o último dia (20/10). Já os certificados de apresentação de trabalho (um por trabalho) serão entregues ao término da sessão de apresentação, que será realizada dia 19/10, das 13h às 17h. Após o término do Seminário, não será possível receber nenhum tipo de certificado.

Agradecemos a participação de todas as pessoas que virão comemorar conosco os 50 anos do Professor Saviani!

Atenciosamente,

Comissão organizadora.
 
Publicado: 2016-10-09 Mais...
 

Trabalhos aceitos para publicação nos anais do evento.

 
Prezados autores, neste aviso, anunciamos os trabalhos selecionados para apresentação e publicação nos anais do Seminário Dermeval Saviani e a Educação Brasileira. 

 
Publicado: 2016-09-29 Mais...
 
Outras notícias...

Informações sobre a Conferência



R E A L I Z A Ç Ã O

Instituto Federal do Espírito Santo                 Núcleo de Educação Infantil- Ufes

A P O I O

Capes                     Editora Autores Associados

 

 Centro Educacional Radier                 Pró-Reitoria de Extensão da Ufes                 Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho - CES