GT1 - Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica
Serão discutidos textos que apresentem resultados de pesquisas parciais ou concluídas sobre: a constituição histórica da pedagogia histórico-crítica; a sistematização e discussão de conceitos e noções teóricas formulados por diferentes pensadores identificados com a pedagogia histórico-crítica em diferentes contextos; e, enfim, as implicações metodológicas da pedagogia histórico-crítica para a reflexão no campo da educação.
Pareceristas:
- Dr. Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
- Dr. Cláudio de Lira Santos Júnior
- Dr. Edson Marcelo Hungaro
- Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
- Dr. José Roberto Giardinetto
- Dra. Lidiane Teixeira
- Dra. Luciana Cristina Salvatti Coutinho
- Dra. Maria Amélia Dalvi
- Dra. Maria Cristina Gomes Machado
- Dra. Márcia Morschbacher
- Dra. Sarah Maria de Freitas Machado Silva
- Dra. Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
- Dr. Tiago Nicola Lavoura
- Dr. Vilson Aparecido da Mata
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
GT2 - Currículo, didática e prática pedagógica histórico-crítica
Serão discutidos textos que apresentem resultados de pesquisas parciais ou concluídas atinentes à prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica, com especial atenção às dimensões curriculares e/ou didáticas do trabalho em contextos de educação formal.
Pareceristas:
- Dra. Adriana D’Agostini
- Dra. Carolina Nozella Gama
- Dr. Fernando José de Paula Cunha
- Dra. Julia Malanchen
- Dr. Leonardo Docena Pina
- Dr. Lucas André Teixeira
- Dra. Luciana Cristina Salvatti Coutinho
- Dra. Lucinéia Maria Lazaretti
- Dra. Maria Amélia Dalvi
- Dra. Raquel Cruz Freire Rodrigues
- Dra. Sarah Maria De Freitas Machado Silva
- Dra. Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
GT4 - Educação inclusiva
Serão discutidos textos que apresentem resultados de pesquisas parciais ou concluídas fundamentadas no materialismo histórico dialético, que destaquem direitos, cidadania e políticas de crianças, adolescentes e jovens em suas condições socais, étnicas, gênero e raciais em articulação com o campo da educação e da escola; formas de acolhimento e processos institucionais que incluam crianças e adolescentes; processos instituintes de inclusão dos alunos com deficiência na diversidade de suas condições de vida.
Pareceristas:
- Dra. Andressa Mafezoni Caetano
- Dra. Elizabete Bassani
- Dra. Ivone Martins Oliveira
- Dra. Keila Cardoso Teixeira
- Me. Larissa Quachio Costa
- Dr. Régis Henrique dos Reis Silva
- Dra. Vania Carvalho Araújo
- Dr. Vitor Gomes
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
GT3 - Interfaces entre psicologia e pedagogia
Serão discutidos textos que apresentem resultados de pesquisas parciais ou concluídas acerca das relações entre educação e desenvolvimento humano à luz da unidade teórico-metodológica entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural.
Pareceristas:
- Dr. Angelo Antonio Abrantes
- Dra. Cláudia Aparecida Valderramas Gomes
- Dra. Elizabete Bassani
- Dr. Fernando Lacerda Junior
- Dra. Graziela Lucchesi Rosa da Silva
- Dra. Juliana Campregher Pasqualini
- Dra. Lucinéia Maria Lazaretti
- Dra. Marilda Gonçalves Dias Facci
- Dra. Marta Sueli de Faria Sforni
- Dr. Mauro Titton
- Dra. Nadia Mara Eidt
- Dra. Silvana Calvo Tuleski
- Dra. Vanessa Gertrudes Rabatini
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
GT5 - Educação não-formal e movimentos sociais
Serão discutidos textos que apresentem resultados de pesquisas parciais ou concluídas que tratam da natureza e especificidade da educação, a partir da teoria do conhecimento materialista histórico dialético, da teoria psicológica historico-cultural e da pedagogia histórico- critica, em espaços formativos, relação com movimentos de luta social na cidade e no campo.
Pareceristas:
- Dra. Adriana Machado Penna
- Dra. Celi Taffarel
- Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque
- Dra. Lorene Figueiredo
- Dra. Maria Nalva Rodrigues de Araujo Bogo
- Dra. Maria Cristina dos Santos Bezerra
- Dra. Márcia Morschbacher
- Dr. Mauro Titton
- Dr. Tiago Nicola Lavoura
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
GT6 -Educação, identidades sociais e luta de classes
Serão discutidos textos que apresentem resultados de pesquisas parciais ou concluídas fundamentados no materialismo histórico dialético que tratem das relações entre educação e classe social e o processo de constituição das identidades sociais presente na luta de classes e nos processos educativos.
Pareceristas:
- Dra. Adriana D’Agostini
- Dr. Arnaldo Pinto Junior
- Dra. Erika Suruagy Assis de Figueiredo
- Dr. Fernando Lacerda
- Dra. Joelma de Oliveira Albuquerque
- Dra. Lívia de Cássia Godoi Moraes
- Dra. Maria Nalva Rodrigues de Araujo Bogo
- Dr. Marcelo Lima
- Dr. Mauro Titton
- Dr. Ricardo Gaspar Müller
- Dra. Rosemeire dos Santos Brito
- Dr. Saulo Rodrigues de Carvalho
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
R E A L I Z A Ç Ã O |
A P O I O |
|