Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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A IMPLICÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS APÓS VIVENCIAREM NO COLETIVO O ESTUDO SOBRE FRAÇÕES

Aparecida Ferreira Lopes, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2019-05-20

Resumo


Este trabalho traz um episódio de formação docente decorrente de uma pesquisa de mestrado envolvendo o conceito de frações, na linha de formação de professores realizada com 22 professores dos Anos Iniciais atuantes em escolas públicas em 2016.  O objetivo é analisar as modificações feitas por esses sujeitos em atividades desencadeadoras sobre frações desenvolvidas no curso de formação no exercício de sua prática. Investigamos como uma proposta de formação influencia na (re) construção de conhecimentos sobre frações e em práticas desses sujeitos. Os dados analisados foram produzidos quando apresentavam resultados de suas práticas no curso de extensão e nos fóruns de discussões do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Trouxemos registros feitos por alguns docentes sobre   o seu trabalho de ensinar frações. Esse trabalho foi proposto no curso de extensão vinculado a um grupo de pesquisa de uma instituição de ensino superior. De acordo com a metodologia do nosso aporte teórico Histórico-Cultural, escolhemos o método do materialismo histórico-dialético porque constatamos aproximações com o nosso estudo. Confirmamos naquele coletivo, resultados apontados por outras pesquisas quanto a concepção parte-todo ser a fração mais tratada em sala de aula e, concluímos que para aqueles sujeitos houve indícios de ampliação dos seus conhecimentos sobre outras ideias de frações mas também percebemos que mesmo sendo essa ideia a mais trabalhada com os seus alunos, precisa de novos olhares e mostra a necessidade de formação continuada sobre o tema.