Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CAMINHOS PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS TÉCNICAS E A MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO PROEJA IFES – VITÓRIA

Ana Ligia Oliveira Teixeira, ALEX Jordane JORDANE, Alexandre Kruger Zocolotti

Última alteração: 2019-05-26

Resumo


Esta proposta de trabalho reflete sobre a necessidade da produção de material didático específico para o Curso Técnico de Segurança do Trabalho integrado com o Ensino Médio para Jovens e Adultos no Ifes Campus Vitória. Assim, tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento e aplicação de material didático de matemática aplicado ao curso objeto desta pesquisa e como pode contribuir para integrar os conceitos matemáticos e as disciplinas técnicas. Este trabalho apoia-se nas reflexões dos estudiosos do campo Trabalho e Educação como: Frigotto, Ciavatta e Ramos, que abordam o currículo integrado e a educação profissional, bem como em autores que discutem a Educação Matemática Crítica como Ole Skovsmose e Ubiratan D’Ambrosio e nas contribuições das abordagens socioculturais de Paulo Freire. Para realizar este trabalho, escolhemos como proposta metodológica a pesquisa por intervenção pedagógica de abordagem qualitativa do tipo descritiva, uma vez que com este estudo pretende-se, por meio da elaboração de material didático, investigar e implementar interferências que provoquem mudanças nas práticas pedagógicas. Acredita-se que a falta de integração entre os conceitos matemáticos e os conteúdos abordados nas disciplinas técnicas, resulta em um ensino-aprendizagem fragmentado e descontextualizado, dificultando o entendimento e o aprendizado das disciplinas técnicas. Como resultado, foi desenvolvido um material didático específico que, para além do suporte pedagógico, procurou aproximar os conceitos matemáticos com a própria realidade dos estudantes e que procurou romper barreiras do ensino e oferecer aos estudantes uma vida mais digna por meio de uma educação emancipadora.