Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DEMONSTRANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA

REINALDO SANTOS LIMA, João Pedro dos Santos, Cátia Aparecida Palmeira, Luciano Lessa Lorenzoni

Última alteração: 2019-05-25

Resumo


Esse artigo apresenta um relato de experiência de dois alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação docência (PIBID) do Instituto Federal do Espirito Santo e aborda aspectos do preparo de uma atividade de geometria realizada em turmas do primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual no município de Vitória, ES. Este trabalho mostra a intervenção, onde, julgamos naquele momento, necessária e possível de ser realizada. Com isso, elaboramos uma atividade com base nos jogos matemáticos e a demonstração do Teorema de Pitágoras em um software de geometria dinâmica com o intuito de ajudar os alunos da escola atendida a compreender de forma mais lúdica e dinâmica o conteúdo escolar estudado por eles naquele trimestre. Além disso, relata como foi a experiência inicial como futuros professores e demonstra que a atividade aplicada contribuiu para uma melhor interação entre os alunos das turmas atendidas.