Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 4ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A RAZÃO ÁUREA EM LOGOMARCAS DE ORGANIZAÇÕES ATUANTES NO BRASIL

Hugo Pereira Stocler, Reziele Maria Malavasi, Lauro Chagas e Sá

Prédio: Pátio Central
Sala: Stand 4
Data: 2015-05-27 02:00  – 04:00
Última alteração: 2015-05-03

Resumo


A razão áurea é uma constante denotada pela letra grega phi, em homenagem ao escultor Phideas, que a teria utilizado para conceber o Parthenon. Desde a Antiguidade, esta razão é usada na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como na obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Também podemos encontrá-la no corpo humano, dividindo a altura da pessoa pela distância entre seu umbigo e o chão ou pelo quociente dos tamanhos dos dedos. Nossa pesquisa tem por objetivo identificar a presença da razão áurea em logomarcas de organizações atuantes no Brasil. Uma logo tem a finalidade de transmitir uma mensagem, que pode ser de solidez e honestidade, no caso de um banco, ou ar de jovialidade e ação, para uma bebida energética. Nossos pressupostos teóricos apontam que se a logo é feita de uma forma inteligente, passa a informação de que o produto da empresa também foi bem pensado. Além disso, mostram que rostos, construções e logomarcas que apresentam uma medida igual ou parecida com a razão áurea são mais agradáveis aos olhos. Realizamos, inicialmente, um estudo exploratório na literatura existente para localizar algumas marcas que já são identificadas com a razão áurea. Assim, localizamos as logomarcas da montadora de carros Toyota, do refrigerante Pepsi, da rede social Twitter, e da empresa de linha de computadores Apple. Em um segundo momento, analisamos outras logomarcas que seriam candidatas a possuírem essas proporções. Buscamos, predominantemente, organizações que atuam no Espírito Santo, e principalmente, em nosso município. Nesta etapa, foram utilizados recursos de softwares de edição de imagem. É interessante destacar que a presença desta razão não foi analisada considerando apenas as medidas de largura e altura da imagem. Em varias logos, esta razão esta presente em seu interior, como no caso da logomarca da Pepsi, onde a razão áurea é obtida pelo quociente dos diâmetros das duas circunferências que compõem a imagem. Durante a Feira de Matemática, serão expostas imagens de logomarcas, evidenciando a razão áurea em sua estrutura.

Texto completo: PDF