USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO DEFICIENTE DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VILA VELHA - ES
Última alteração: 2017-08-31
Resumo
O objetivo desse estudo consiste em compreender os possíveis benefícios da utilização dos recursos de tecnologia assistiva para o acompanhamento de uma criança deficiente. O estudante está regularmente matriculado em uma instituição da rede municipal de ensino do município de Vila Velha – ES, de maneira que se optou por não identificar nem a escola nem o aluno, a fim de resguardá-los. Primeiramente, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre os temas abordados no artigo. Em seguida, elencam-se alguns aspectos legais relativos à inclusão, bem como, o conceito e alguns desdobramentos sobre tecnologias assistivas, mencionando algumas possibilidades de uso. Neste trabalho, foram utilizadas a metodologia qualitativa, privilegiando o estudo de caso. A partir da observação direta e da entrevista ao professor do aluno, verificou-se que o uso de jogos, enquanto tecnologia assistiva, além de outros recursos similares, possibilitou um desenvolvimento satisfatório e um processo de inclusão.
Texto completo: PDF