Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO DEFICIENTE DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VILA VELHA - ES

Renato Pereira Aurélio, Mirelli Correa da Silva

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


O objetivo desse estudo consiste em compreender os possíveis benefícios da utilização dos recursos de tecnologia assistiva para o acompanhamento de uma criança deficiente. O estudante está regularmente matriculado em uma instituição da rede municipal de ensino do município de Vila Velha – ES, de maneira que se optou por não identificar nem a escola nem o aluno, a fim de resguardá-los. Primeiramente, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre os temas abordados no artigo. Em seguida, elencam-se alguns aspectos legais relativos à inclusão, bem como, o conceito e alguns desdobramentos sobre tecnologias assistivas, mencionando algumas possibilidades de uso. Neste trabalho, foram utilizadas a metodologia qualitativa, privilegiando o estudo de caso. A partir da observação direta e da entrevista ao professor do aluno, verificou-se que o uso de jogos, enquanto tecnologia assistiva, além de outros recursos similares, possibilitou um desenvolvimento satisfatório e um processo de inclusão.   


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