Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: A PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES A PARTIR DE PROJETOS COLABORATIVOS

Aline Paula Nunes, Mirian do Amaral Jonis Silva

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Investiga-se os impactos das ações colaborativas no desenvolvimento de um projeto escolar em uma escola pública estadual do município de Vitória-ES, por meio da docência compartilhada envolvendo estagiários do PIBID do Curso de Ciências Biológicas da UFES. Os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam esse trabalho baseiam-se na concepção de formação de professores dentro da profissão, na perspectiva do conhecimento pessoal e profissional, levando-se em conta o papel da reflexão nesse processo formativo.  A ideia da prática colaborativa na parceria universidade escola se ancora na percepção do espaço escolar como um lócus privilegiado de produção de conhecimentos pedagógicos. A análise dessa atividade contribui para a prática de ensino e socialização dos saberes aplicáveis na formação inicial de professores, a partir das reflexões advindas da aproximação entre conhecimentos acadêmicos e saberes profissionais estabelecidos entre a professora/pesquisadora e os professores em formação.


Texto completo: PDF