Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O uso dos recursos tecnológicos como apoio no processo de ensino e aprendizagem

Thuany Ramos Lopes Zambon

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Esse artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no ano de 2016 para o trabalho de conclusão de curso da pós-graduação lato sensu informática na educação. A pesquisa objetivou analisar de que maneira os professores utilizam as tecnologias presentes na unidade de ensino em que atuam. Ela buscou refletir as questões que se referem ao trabalho com a tecnologia na sala de aula pela perspectiva histórico-cultural, que entende o homem como um ser histórico, produtor de cultura e que aprende por meio das relações sociais. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a pesquisa documental. Após a análise dos dados foi possível concluir que os professores se sentem preparados para utilizar as ferramentas tecnológicas presentes na unidade de ensino em que atuam, no entanto, esse uso acontece de maneira muito superficial, sem explorar de fato as possibilidades que essas ferramentas podem oferecer. Neste artigo é apresentado de maneira geral os resultados obtidos e uma breve discussão desses resultados. 


Texto completo: PDF