Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO USO DA PLATAFORMA EDMODO

Eliana Santos da Silva Souza

Última alteração: 2017-08-22

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa, cujo objetivo foi avaliar a experiência de utilização da plataforma Edmodo pela professora de Língua Inglesa de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada em Vitória - ES. O uso da plataforma foi motivado pelos altos índices de reprovação dos estudantes e pela busca de estratégias que pudessem auxiliá-los no processo de ensino–aprendizagem e, consequentemente, refletissem de forma positiva nos resultados trimestrais. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo avaliativa, que utilizou como instrumentos para produção de dados: observação participante, diário de campo, questionário online direcionado aos estudantes e diário de notas para levantamento de dados. A análise de dados foi desenvolvida a partir da criação de critérios de avaliação como “impactos no processo de ensino-aprendizagem com o uso do Edmodo como elemento mediador da aprendizagem”, “Edmodo como instrumento de mediação” e “implementação da plataforma Edmodo na escola”. Os dados foram analisados à luz da teoria histórico-social de Vygotsky sobre o uso de instrumentos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Apesar das avaliações positivas dos sujeitos desta pesquisa sobre a experiência com o Edmodo, avalia-se que a utilização da plataforma como instrumento tecnológico para mediar a aprendizagem não teve êxito significativo.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; Mediação; Tecnologia; Plataforma Edmodo.

 

 


Texto completo: PDF