REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES ACERCA DE TEORIA E PRÁTICA
Juliana Salvador, Silvana Cocco Dalvi, Sandra Aparecida Fraga da Silva
Última alteração: 2017-08-22
Resumo
As constantes transformações ocorridas em todas as estruturas da sociedade e o desenvolvimento profissional docente mantêm relações dialéticas influenciando-se mutuamente. O objetivo desse trabalho é investigar uma experiência de formação continuada articulando teoria e prática no processo ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental. O encontro aconteceu com a equipe gestora das escolas da rede municipal de ensino, em Castelo, Espírito Santo, em 2014. No primeiro momento, enfatizou-se a teoria por meio de textos, estimulando os debates e questionamentos; no segundo momento, atividades práticas com jogos e materiais manipulativos usados para ensinar matemática. Por meio das observações e relatos dos participantes notou-se que a formação continuada deve se ancorar em espaços discursivos marcados por relações sociais mediadas pelo diálogo. As abordagens teóricas e prática são fundamentais, pois ao vivenciarem novas práticas pedagógicas os docentes repensam a própria prática ressignificando-a, de acordo com as demandas de transformações sociais atuais. Por isso, a formação continuada deve ser significativa para quem participa a ponto de contribuir para sua identidade pessoal e profissional.
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