Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Gabriel Silva Nascimento

Última alteração: 2017-09-12

Resumo


Pensar a educação de Surdos na perspectiva da Educação Inclusiva constitui um dos grandes desafios a partir dos pressupostos legais e de acessibilidade atuais. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar estratégias metodológicas empregadas no ensino da Língua Portuguesa escrita para surdos em um curso técnico de nível médio integral do Instituto Federal do Espírito Santo, tendo como ponto de partida o uso da Língua Brasileira de Sinais e a mediação de um tradutor e intérprete, bem como o desenvolvimento de materiais específicos, emprego de tecnologias educacionais e a utilização de estratégias comuns em matrizes de cursos de língua estrangeira. Desse modo concluímos que investigar as práticas constitui uma necessidade urgente e permite uma reflexão acerca do que tem acontecido no que tange ao ensino da Língua Portuguesa dentro do Instituto Federal do Espírito Santo considerando as especificidades da surdez e o ritmo de aprendizagem bem como método de ensino que considera as questões da modalidade visual espacial, canal pelo qual ocorre naturalmente o processo de aquisição de linguagem dos surdos.

 

Palavras-chave: Surdos, Língua-Portuguesa, Metodologia, Ifes.

Texto completo: PDF