Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INTEGRADOR SOCIAL PARA A POPULAÇÃO JOVEM DO MUNICÍPIO DE PASTOS BONS NO ESTADO DO MARANHÃO

Gustavo de Oliveira Andrade, Sérgio Adriany Santos Moreira, João Batista Bandeira Silva

Última alteração: 2017-09-12

Resumo


A utilização de redes sociais independentes de tempo ou local pelos jovens já é uma realidade constatada. Por isso este estudo objetivou compreender as consequências da utilização de redes sociais como integrador comunitário, avaliando o perfil dos jovens que as utiliza e quais recursos são intermediários dessa socialização, buscando avaliar as transformações que esse processo vem proporcionando na comunicação e nos novos modelos de obtenção do conhecimento. Todavia utilizou-se da pesquisa de campo com aplicação de questionário para proporcionar tais análises (juntamente com as observações de rotina). Foi realizado um estudo de natureza qualitativa, envolvendo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009), com jovens universitários do curso de Licenciatura em Letras – habilitação em Inglês e Licenciatura em História – da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do programa Darcy Ribeiro –  Polo de Pastos Bons/MA. Os resultados sugeriram ampla utilização das redes sociais em atividades rotineiras dos entrevistados, com ressalva para aspectos como: finalidade, tempo e quantitativo de redes sociais acessadas; É importante notar que grande parte dos entrevistados utiliza dessa ferramenta para sua própria aprendizagem. Desse modo, sugerimos que o sistema escolar busque alternativas viáveis para inserir novos recursos, com a finalidade de proporcionar maior eficácia no ensino-aprendizagem dos estudantes.

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