Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O POTENCIAL PEDAGÓGICO DA TEMÁTICA DIA DO ÍNDIO NA ESCOLA DE CIÊNCIA, BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE DOS EIXOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

JÚLIA Peterle Pereira, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Verônica Rozário Vasconcelos, Savana Freitas Nunes, Marina Cadete da Penha Dias, Manuella Villar Amado

Última alteração: 2017-09-14

Resumo


A Escola de Ciências, Biologia e História (ECBH), localizada em Vitória-ES, consiste em um espaço de educação não formal no qual a natureza e a cultura regional foram valorizadas na concepção de seus ambientes expográficos, favorecendo a abordagem de temáticas variadas. Nesse sentido, o presente estudo buscou investigar e analisar o potencial pedagógico da exposição para a temática “Dia do índio”, por sua relação com a cultura e história do povo capixaba, de modo a promover a alfabetização científica em turmas do Ensino Fundamental. Seguindo-se uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, a visita ao local foi mediada demonstrando os possíveis potenciais pedagógicos que o local oferece, além da satisfação de visitá-lo devido aos seus diversos ambientes e atrativos. Como resultado, verificou-se que a ECBH é um local propício para se trabalhar a temática escolhida, na perspectiva dos três eixos estruturantes da alfabetização científica. Palavras-chave: escola, espaços não formais, alfabetização científica, cultura indígena. 

Texto completo: PDF