Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES ACERCA DE TEORIA E PRÁTICA

Silvana Cocco Dalvi, Juliana Salvador, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2017-09-12

Resumo


As constantes transformações ocorridas em todas as estruturas da sociedade e o desenvolvimento profissional docente mantêm relações dialéticas influenciando-se mutuamente. O objetivo desse trabalho é investigar uma experiência de formação continuada articulando teoria e prática no processo ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental. O encontro aconteceu com a equipe gestora das escolas da na rede municipal de ensino, em Castelo, Espírito Santo, em 2014. No primeiro momento, enfatizou-se a teoria por meio de textos, estimulando os debates e questionamentos; no segundo momento, atividades práticas com jogos e materiais manipulativos usados para ensinar matemática. Por meio das observações e relatos dos participantes, notou-se que a formação continuada deve-se ancorar em espaços discursivos marcados por relações sociais mediadas pelo diálogo. A abordagem teórica e prática são fundamentais, pois ao vivenciarem novas práticas pedagógicas, os docentes repensam a própria prática ressignificando-as de acordo com as demandas de transformações sociais da atualidade. Por isso, a formação continuada deve ser significativa para quem participa a ponto de contribuir para sua identidade pessoal e profissional.

Palavras-chave:formação continuada, teoria e prática, matemática.



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