Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GÊNERO TEXTUAL EM SALA DE AULA: O CASO DO MEME

Wemerson Simoes

Última alteração: 2017-09-13

Resumo


A pesquisa foca na utilização do gênero textual meme em uma sala de aula do 2º Ano do Ensino Médio em agosto de 2016. O objetivo é verificar como esse gênero pertencente ao cotidiano dos alunos pode ser utilizado na aula de língua portuguesa na proposta de leitura, interpretação e, principalmente, produção textual. A atividade teve como tema "agrotóxicos e suas problemáticas em vida na sociedade", assunto relacionado à realidade do campo em que se inserem a escola e os alunos.  A partir da proposta, é possível perceber que o gênero textual, surgido nas redes sociais, atrai muito a atenção e o interesse dos alunos, e pode ser utilizado em aulas de língua materna, uma vez que está presente na realidade deles e é capaz de construir e veicular sentidos. Ao final da atividade, verificamos que o meme e outros textos advindos das novas tecnologias não podem ser deixados de lado, sendo que podem ser utilizados satisfatória como partes constituintes do processo de aprendizagem. 

Palavras-chave: Língua Portuguesa; Gênero Textual; Meme


Texto completo: PDF