Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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Vídeo-aula como meio didático

Jady Ogioni Coelho, Leannily Barcelos Braun

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


Este resumo vem apresentar um trabalho realizado no ano de 2018 por alunos de ensino médio de uma escola estadual, em parceria com a professora dos mesmos. O trabalho tinha como intuito ajudar os alunos a compreender alguns tópicos do mundo da matemática, além de fazer algo atrativo para chamar a atenção dos telespectadores a respeito da matéria divulgada. De acordo com Silva (2009) “o vídeo é um recurso que pode ser manuseado com facilidade para se atingir objetivos específicos, já que proporciona a visualização e a audição, toca os sentidos, envolve os alunos”. Neste mundo tão globalizado é preciso interagir com as novas e atualizadas tecnologias para que não só os alunos, mas também os professores convivam com o mundo conectado. O termo tecnologia possui significados que se alteram de acordo com o período e contexto histórico de cada sociedade. “Por volta do ano 1950, o termo tecnologia já se definia como meio o qual a sociedade usa para mudar ou manipular seu ambiente. É o homem cada vez mais dependente de suas invenções para sobreviver. Como conseqüência, pode-se observar uma transformação acelerada em seus comportamentos.” (SANCHO, 1998). O objetivo era explicar os tópicos de uma maneira diferenciada para que nossos colegas pudessem atingir a compreensão. E a partir do momento que nós, alunos, transmitimos ao próximo nosso conhecimento, percebemos que além de estarmos ensinando, estamos aprendendo junto com eles. O trabalho foi feito em grupos, onde todos tinham a oportunidade de escolherem o lugar, o espaço, e a metodologia a ser utilizada nas gravações. Esta forma de aprender teve muito sucesso, pois a maior parte da turma pôde aprender e tirar as duvidas que ainda restavam.

Segundo Libâneo (1998) ”o mundo contemporâneo [...] está marcado pelos avanços na comunicação e na informação e por outras tantas transformações tecnológicas e científicas”, pensando nisso, além da exibição dos vídeos em aula, a pretensão é divulga-los em um canal no Youtube, oportunizando ainda mais a produção de conhecimento. Para Santoro (1989), o vídeo é um meio de comunicação com modo de produção e exibição próprias, com conteúdos e públicos específicos, por esse motivo o nosso intuito de sua divulgação é que encontre seu público em seu local de exibição.