PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO SISTEMA DE APRENDIZADO A PARTIR DE VÍDEO-AULAS
Última alteração: 2019-05-14
Resumo
Este resumo vem apresentar um trabalho feito por alunos da segunda série do ensino médio de uma escola estadual, em parceria com a professora dos mesmos, no ano de 2018. O trabalho consistia na confecção de uma vídeo-aula. Neste método tínhamos como foco a participação do aluno no sistema de aprendizado, onde o conhecimento não se limitava apenas com a explicação tradicional que é aprender com o professor no quadro, mas proporcionar ao aluno fontes de acesso virtual, onde pela voz de um aluno (estudante) os demais passam a adquirir o mesmo conhecimento com uma visão diferente. E essa reformulação é uma necessidade citada por Correa:
As inovações tecnológicas não significam inovações pedagógicas. Por meio de recursos considerados inovadores, reproduzem as mesmas atitudes, o mesmo paradigma educacional pelo qual fomos formados. Não basta trocar de metodologia, sem antes reformular a sua própria prática, porque senão estaremos repetindo os mesmos erros. Devemos [...] compreender a tecnologia para além do artefato, recuperando sua dimensão humana e social. (CORREA, 2002)
Nossa meta é melhorar o rendimento dos alunos em geometria plana, tendo em vista a importância da geometria no nosso dia-a-dia. Da necessidade dos povos antigos de construir navios, casas, medirem terrenos, calcular distâncias, surgiu a Geometria Plana, Segundo Sérgio Lorenzato:
“Pesquisas psicológicas indicam que a aprendizagem geométrica é
necessária ao desenvolvimento da criança, pois inúmeras situações
escolares requerem percepção espacial, tanto em matemática (por
exemplo: algoritmos, medições, valor posicional, séries, seqüências...)
como na leitura e escrita”.