Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EXPERIÊNCIA ARTE COM TAMPINHAS - CRIANDO OS PRÓPRIOS PROBLEMAS

Regiane Ferreira, Silvana Almeida, Giseli Lipaus Santos de Paula, Jaqueline Magalhães Brum

Última alteração: 2019-09-18

Resumo


: Este Relato de Experiência é parte de um pequeno recorte do trabalho de conclusão do curso de graduação, realizado como requisito parcial para obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia. A atividade foi desenvolvida em uma escola pública da Grande Vitória/ES e como objetivo investigar como vem sendo feita a abordagem do método resolução de problemas pelos professores no ensino fundamental – anos iniciais. O relato é componente dos desdobramentos realizados a partir da pesquisa principal e aconteceu na escola Alfa, à experiência narrada foi desenvolvida em uma turma do 3º ano dos anos iniciais. Ressaltamos o quanto foi relevante o aprendizado que tivemos sobre a importância de como elaborar problemas matemáticos participando do grupo de estudo em Educação Matemática, lugar onde esta atividade foi elaborada e a partir dela, nos sentimos desafiadas a motivar os 24 alunos a pensarem nas possibilidades de solucionar problemas em parceria com a professora de arte da escola. Esta atividade nos permitiu observar e compreender que o professor ao criar situações para que os alunos formulem os problemas e depois ofereçam aos seus colegas para tentarem resolver, consente ao aluno um sentimento de autoria, autonomia e capacidade.  Percebemos também que manter um clima de interesse e descontração serve de incentivo para que os alunos compreendam e se sintam seguros para resolver as questões formuladas por seus colegas.