Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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TEORIA NA PRÁTICA, MATEMÁTICA EM UMA UNIDADE ESCOLA VIVA

João Vitor Cardozo Fernandes, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Este relato de experiência descreve a atuação de um licenciando em Matemática no programa de Residência Pedagógica e os aspectos mais relevantes da mesma. Sendo a educação, de acordo com a opinião pública, a resposta na busca do desenvolvimento humano e tecnológico, alternativas que deem aos futuros profissionais de Educação a oportunidade de trabalhar a dicotomia “teoria e prática” são muito bem-vindas. As disciplinas de estágio nos cursos superiores, o estágio não obrigatório, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, etc. são atividades com o mesmo intuito. Todos os 23 bolsistas de Residência Pedagógica, com período de vigência começando em 01 de agosto de 2018, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo foram lotados na Escola Estadual Prof. Fernando Duarte Rabelo que fica na Praia do Canto, na cidade de Vitória. Este relato é baseado num convívio de 6 horas semanais por um período de 6 meses com uma turma de 1° ano do ensino médio de uma unidade de ensino que segue o modelo Escola Viva.