Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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VÍDEO AULA SOBRE P.A E P.G

Jady Ogioni Coelho, Júlio César Ferreira Nascimento, Paulo Renan Ramos Gama

Última alteração: 2019-05-19

Resumo


Este resumo vem apresentar um trabalho feito por alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual, em parceria com a professora dos mesmos, no ano de 2018. O trabalho tinha como objetivo criar uma vídeo aula para facilitar o aprendizado do conteúdo de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica, tendo em vista sua importância.

Moran (1995) afirma que “vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não aula, o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso.” Moran ainda acrescenta que “Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas, ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre vídeo e as outras dinâmicas da aula”.

Nossa proposta consiste em uma Vídeo-aula, feito pelos alunos com o intuito de facilitar o entendimento da matéria. O conteúdo foi dividido em partes entre os alunos, onde cada um fez sua contribuição explicando da sua maneira e usando exemplos para facilitar o aprendizado.

Apesar de para alguns ser “apenas” uma vídeo aula, houveram muitas rupturas provocadas pelo vídeo, Mattar (2009) afirma que esta proliferação recebe críticas de alguns autores, mas salienta que a cultura do vídeo é cada vez mais disseminada e faz parte do cotidiano dos alunos. Sendo assim, a escola deve incorporar este elemento, utilizando-o como ferramenta de aprendizagem. Simples e bastante educativo e pedagógico. Seu principal objetivo é que a pessoa não fique presa a apenas um jeito de aprender, e ir além da sala de aula.

Sabemos que hoje em dia existem muitas pessoas que, em alguns casos por falta de interesse, apresentam falta de aprofundamento nessa temática da matemática e acreditamos que a vídeo aula possa ajudar muitas pessoas que apresentam dificuldade nessa área, além de ser uma forma bastante lúdica e divertida de aprender. Hofstein e Lunetta (1982) afirmam que as aulas práticas no ensino das ciências têm as funções de despertar e manter o interesse dos alunos, envolver os estudantes em investigações científicas, desenvolver habilidades e capacidade de resolver problemas e compreender conceitos básicos. Como tivemos a oportunidade de produzir e assistir nosso próprio vídeo, conseguimos perceber que mesmo já tendo estudado teoricamente o tema, ainda precisávamos melhorar nossos conhecimentos sobre P.A e P.G e de maneira bem lúdica e simples nos permitiu melhor fixação do conteúdo.