Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO 3º CICLO

Rogério Feliciano dos Santos, Júlia de Freitas de Oliveira, Lucas Mulinari Bongiovani, Noelle Cristina Lira Patrício de Arruda

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


Esta proposta de aula tem como objetivo principal elaborar um plano de ensino a fim de introduzir o conhecimento do Tratamento da Informação para alunos do 6º ano do ensino fundamental, em duas aulas de 50 minutos, observando as diretrizes elencadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs. Esta iniciativa se relaciona dialogicamente com o posicionamento  de Caetano e Martins (2014), no que diz respeito ao entendimento que vivemos num mundo onde os números estão em toda parte e saber relacioná-los com fatos é visto como necessidade básica, pois esta habilidade facilita o acompanhamento das rápidas transformações do dia a dia, bem como dificulta o engano induzido por resultados equivocados. Neste sentido, recorrendo a Modelagem Matemática como ferramenta facilitadora de aprendizagem, em particular, estatística, espera-se, pela execução das atividades propostas neste plano, iniciar o desenvolvimento, pela experiência cooperativa e empírica, dos conceitos de coleta e organização de dados, além de provocar o raciocínio crítico diante da apresentação das informações exibidas por tabelas e gráficos, argumentando, de forma oral, sobre relevância da solução encontrada para a situação-problema proposta. Esta atividade baseia-se na coleta de dados comuns aos alunos em sala de aula como: número do calçado dos alunos, peso, altura, time de futebol e idade. Os alunos são divididos em 5 grupos e cada grupo colhe e organizaria dados de 1 tema específico. Após a coleta de informações, há uma problematização sobre os dados coletados. Cada grupo apresenta sua solução aos colegas utilizando tabelas e gráficos em cartolina, com modelos propostos pelo professor de forma a encorajar a discussão e senso crítico. A cooperação interna e externa em relação aos grupos é encorajada e exposta como um dos critérios de avaliação além de conclusão de etapas da atividade, entrega das atividades propostas e apresentação dos resultados, cada item, avaliados como objetivos alcançado, parcialmente alcançado e não alcançado. Essa avaliação é feita pelo professor da turma de forma qualitativa, variando em tipos como procedimental, conceitual e atitudinal, durante a atividade, e no final, durante a apresentação dos grupos, sendo devidamente registrado em tabela previamente preparada. A avaliação se estende ao professor, sendo prevista no plano de aula, como auto avaliação registrada em tabela especificamente preparada.