Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA ENVOLVENDO NÚMEROS DECIMAIS E SUAS OPERAÇÕES COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Welington Ribeiro da Silva

Última alteração: 2019-05-13

Resumo


Resumo: A motivação desses registros surgem no decorrer das aulas de matemática com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do turno vespertino do corrente ano de 2019, em uma escola pública municipal de Guarapari ao trabalhar atividades explorando os números decimais. Leva como base as observações feitas pelo professor de matemática de pouco mais de vinte anos de trabalho em sala de aula e que é responsável pelo ensino da disciplina, além das discussões e reflexões ocorridas em sala de aula no trabalho com o tema e principalmente nas reações, atitudes, surpresas e descobertas dos alunos à cada atividade orientada pelo professor e realizada por eles. Além disso, ao explorar atividades de pesquisa e comparação envolvendo os números decimais com os alunos, verificamos que o tema permite um olhar criativo e indagador sob nossa realidade, bem como, integrar com outras disciplinas, como Língua Portuguesa, ao explorar como à a propaganda influência na demanda de determinado produto; a disciplina de artes, ao analisar como muitos produtos são vendidos mais por possuir uma embalagem bonita e chamativa do que por sua utilidade ou mesmo sabor. Acreditamos também que o uso de atividades lúdicas como pontuamos podem auxiliar as práticas de ensino do professor, tornando a aula prazerosa e, ao mesmo tempo, desperta no aluno a curiosidade e desejo de aprender. Procuramos promover reflexões buscando con­tribuir para uma profícua discussão sobre o conhecimento matemático envolvendo os números decimais e suas operações, a fim de que possam ampliar, compreender e aplicar os novos conhecimentos. Assim, ao buscar promover atividades estabelecendo a representação em conjunto entre os números decimais e fracionários, buscamos possibilitar aos alunos a se conscientizarem sobre as diferentes representações para um mesmo valor, o mesmo ocor­rendo quando se utilizam diversas quantidades ou distintos tipos de unidades. Por meio das atividades desenvolvidas, os alunos foram desafiados a observar atentamente o meio em que vive e a interagir com o mesmo de forma consciente aprendendo a importância de sempre questionar o valor do dinheiro e das coisas. Nesse sentido, o professor ao propor dar significado nas aulas acaba por recorrer a diferentes representações e aplicação, buscando dar significado para os alunos.

Palavras-chave: Números decimais e frações; educação matemática; Aprendizagens significativas.