Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM MÉTODOS ALTERNATIVOS: DESAFIO OU PRAZER?

Bernadete Veronica Hoffman, Vânia Maria Pereira dos Santos Wagner

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


Neste texto apresentamos uma experiência de avaliação diagnóstica, utilizando metáforas com texto explicativo e mapa conceitual coletivo, envolvendo uma turma de 5º ano, no início do ano letivo de 2019, em uma escola de Vitória. O objetivo da avaliação foi compreender o que o estudante pensava e sabia de matemática em um primeiro registro pictórico ou escrito de forma rápida, leve e prazerosa. Queríamos compreender como o estudante se relaciona afetivamente com a matemática para a partir daí traçarmos as intervenções necessárias no ano letivo em curso. A experiência mostrou que os estudantes possuem bom relacionamento com a disciplina, embora a considerem desafiadora. Ficou evidente que gostam desse desafio e este não os assusta. O experimento sugere que estudantes esperam ser envolvidos em aulas significativas que lhes motivem. Mostrou ainda, a predominância do eixo números e operações nas vivências do anteriores e a sua aplicação em resolução de problemas.