Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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AVALIAÇÃO COM MEDIAÇÃO EM RESOLUÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS

Bernadete Veronica Hoffman, Vânia Maria Pereira dos Santos Wagner

Última alteração: 2019-05-24

Resumo


Neste texto mostramos um experimento de ensino envolvendo resolução e reelaboração de problemas do tipo não convencional ou não rotineiro, no início de 2019, com uma turma de 5º ano. Foi realizado em uma escola de Vitória, como parte de avaliação diagnóstica em matemática. A experiência envolveu a resolução e reelaboração de três situações com raciocínio complexo envolvendo operações de adição e subtração (campo aditivo). O objetivo era compreender como o aluno se movia no campo aditivo quando a situação exige leitura e interpretação mais cuidadosa e que ações do professor são necessárias para a mediação da compreensão do texto e do raciocínio de cálculo numérico. Resultados mostraram que é possível avaliar o estudante em ações que o projetam para estágios adiante do que se encontra no momento da avaliação. Ficou evidente a importância da mediação nos processos de leitura para que o estudante compreendesse o texto matemático. Ainda foi possível perceber que estudantes não acostumados a usarem estratégias alternativas passam a usá-las quando auxiliados pelo professor.