Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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PROPOSTA DE AÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM NÚMEROS COM REPRESENTAÇÃO DECIMAL

Veronica Borsonelli Marcarini, Rodolfo Chaves

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


Com este trabalho objetivamos apresentar parte do projeto de pesquisa de mestrado intitulado “Dinâmica da produção de significado por professores de Matemática a respeito de números com representação decimal”. A pesquisa é de natureza qualitativa, com enfoque no estudo de caso e seu objetivo geral é: Analisar a dinâmica do processo de produção de significado, dos atores, acerca das práticas propostas com números com representação decimal, ao longo do curso de extensão oferecido pelos pesquisadores. Tal objetivo gerou a seguinte pergunta-diretriz: que significados são produzidos pelos atores da pesquisa, acerca das tarefas com números com representação decimal? E para responder essa pergunta, foram estabelecidas quatro ações de pesquisa: (1) discutir as características gerais do método de análise da produção de significado, bem como as ideias centrais do Modelo dos Campos Semânticos (MCS); (2) apresentar as práticas propostas no curso de extensão – cenário de pesquisa – bem como os atores envolvidos neste processo; (3) verificar os resíduos de enunciação dos atores da pesquisa durante a realização das práticas propostas no curso de extensão; (4) confeccionar, como Produto Educacional, Material Didático-pedagógico (MDP) advindos das práticas desenvolvidas em processos de formação de professores que ensinam Matemática. Para análise e discussão das enunciações, nos basearemos na Teoria da Atividade, tomando atividade como unidade de análise, e com o MCS para análise da dinâmica da produção de significado dos atores envolvidos. O cenário da pesquisa constituir-se-á em dois espaços: (i) no curso de extensão, com os atores de pesquisa; (ii) no Laboratório de Práticas de Ensino Integradas (LPEI) onde contaremos com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem). O curso de extensão será oferecido para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo estes, os atores da pesquisa. A partir do referencial teórico adotado, entendemos que no Ensino Tradicional de Matemática é típico que os saberes cotidianos sejam negligenciados em detrimento aos saberes escolares. E ainda, que os conteúdos são tratados como elemento centralizador e principal, sendo a aula de forma expositiva, lugar-comum onde o professor é o enunciador, cabendo ao aluno o papel de receptor, aceitando passivamente tudo o que lhe é apresentado como verdades cristalizadas. Como resultado, pretendemos identificar possibilidades de “explicitar, na escola, os modos de produção de significado da rua”, como defendido pelo educador matemático Romulo Campos Lins, com o propósito de produzir legitimidade para esses modos, como “ato político” e “ato pedagógico” de forma que possamos assim, propor novos modos de produção de significados que valorizem os quais os alunos trazem da rua, sem os substitui-los. Em outras palavras, buscaremos estabelecer uma ponte entre a Matemática vista na escola e a praticada no dia a dia.