Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UTILIZANDO JOGOS COM CARTAS DE BARALHO PARA ENSINAR MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

Murilo Araujo, Janivaldo Cordeiro

Última alteração: 2019-05-23

Resumo


Este trabalho vem apresentar uma atividade de jogo matemático, utilizando o baralho de cartas, desenvolvida com os alunos da terceira série do ensino médio de uma escola estadual do estado do Espírito Santo. A atividade tem por objetivo auxiliar na compreensão e aprendizagem do conteúdo de medidas de tendência central, o qual vinha sendo trabalhado em sala de aula pelo professor. Desta forma, aplicamos um jogo para auxiliar na compreensão do referido conteúdo, tendo como ponto de partida as dificuldades dos alunos em assimilarem a teoria estudada em sala de aula com o meio o qual estão inseridos. O trabalho desenvolvido proporcionou que alunos da escola tivessem uma oportunidade para aprender esse conteúdo de uma forma diferenciada e o desenvolvimento de habilidades como o trabalhar em grupo e prática de cálculo mental. O conteúdo de medidas de tendência central é de suma importância sendo cobrado nas provas de vestibulares do país bem como nas provas de nível médio, além de ser um conteúdo amplamente utilizado no cotidiano das pessoas.