Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PANORAMA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL

francielle quaresma farias da silva, Dilza Coco, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2019-05-25

Resumo


O artigo analisa a produção científica do XII ENEM, com o objetivo de revelar produções que abordam a Formação de Professores que ensina matemática sob a perspectiva da Teoria Histórico Cultural de Vigotski. Esta análise se justifica pela nossa proposta de Iniciação científica que, para contextualizar as ações realizadas pelo Ifes em diálogo com o cenário nacional, é importante conhecer produções de outras instituições. Realizamos um levantamento das comunicações científicas aprovadas para apresentação no evento que é referência nacional na área de Educação matemática. Para a realização da pesquisa consultamos os anais do evento e fizemos uma pesquisa do tipo levantamento bibliográfico. Identificamos 971 trabalhos do tipo comunicação científica que foram submetidos e aprovados. Para selecionar os que tratavam de temáticas vinculadas à perspectiva Histórico-Cultural precisamos ler todos os trabalhos. Selecionamos neste primeiro momento 36 trabalhos que utilizavam essa teoria. Dando sequência à nossa identificação e seleção, buscamos nestes trabalhos os que tratavam de formação de professores que ensina matemática. Nessa seleção, identificamos 12 comunicações científicas, sendo 6 sobre formação inicial e 6 sobre formação continuada. Essa separação foi o que definimos como nossas categorias. Com as 12 comunicações científicas selecionadas, procuramos identificar a instituição de vínculo do autor, unidade da federação, a temática e o(s) objetivo(s) de cada comunicação. As produções científicas que tratavam sobre a formação inicial revelaram que as discussões se efetivaram em torno de três temáticas principais: 2 trabalhos envolviam estágio supervisionado; 3 dos trabalhos abordavam a matemática nos anos iniciais e um sobre análise de matrizes curriculares de cursos de licenciatura. Enquanto as produções sobre a formação continuada trouxeram uma variedade maior, com as seguintes temáticas: um trabalho sobre conceito de fração; uma produção sobre o conceito de medidas de comprimento; 2 comunicações sobre organização do ensino dos professores; um trabalho de ensino da matemática na infância e um trabalho a respeito do processo de significação docente. As análises apontam a baixa ocorrência de trabalhos que anunciam vinculação com a abordagem Histórico Cultural, porém há registros em quase todas as regiões do país. Notamos que os trabalhos evidenciam que a formação docente nesta perspectiva precisa ser mais ampla e estar relacionada com o fazer docente que é a Atividade de Ensino de matemática.