Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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IDENTIDADES SURDAS: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES SURDOS

Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2019-05-26

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir como as representações ouvintistas impactam sobre as identidades surdas no contexto escolar. Apresenta ainda a análise de uma aula presencial de matemática para estudantes do 1º ano do ensino médio regular, ministrada em uma instituição de educação básica que tiveram como sujeitos de pesquisa dois estudantes surdos, a professora regente e dois intérpretes de Libras. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que as representações ouvintistas ainda tem muito impacto sobre as identidades surdas, e que é necessário o conhecimento acerca da cultura surda para o entendimento da melhor forma de ensino para esses sujeitos.