Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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UM OLHAR NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA SOBRE NÚMEROS INTEIROS

Adriana Piumatti de Oliveira, Leandra Gonçalves dos Santos

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


RESUMO

O presente relato experiência visa comunicar como se desenrolou o ensino do conjunto dos números inteiros em uma turma de sétimo ano de uma escola da Prefeitura Municipal de Vitória-ES. Isso ocorreu no primeiro trimestre deste ano de 2019 em turma de 32 alunos.  Achamos importante registrar as experiências dos estudantes para que eles mesmos encontrassem situações com números negativos. Os estudantes relataram sobre temperatura durante a neve o que gerou dúvidas do valor exato para nevar.  A situação da neve foi a desencadeadora da curiosidade dos estudantes e da professora. Nas diretrizes curriculares da Prefeitura Municipal de Vitória encontra-se um item importante apresentar problemas que envolvam temperaturas nas Grandezas e Medidas.  Escolhemos propor situações com temperaturas geladas em diálogos e leituras com os estudantes.  Propomos que os estudantes jogassem o jogo Matix pesquisado durante as aulas no Laboratório de Informática com o propósito de desenvolverem o cálculo mental com números positivos e negativos.  Acreditamos no diálogo, na aula investigativa e em jogos matemáticos como ferramentas metodológicas que auxiliam na aprendizagem de conceitos matemáticos.  Utilizamos como referenciais teóricos Helle Alro, Ole Skovsmose e Sérgio Lorenzato.  Como a História da Matemática desencadeia o raciocínio evolutivo da matemática, mostramos aos estudantes as dificuldades enfrentadas pela humanidade com os números relativos.  Percebemos que alguns obstáculos epistemológicos poderiam interferir no ensino e aprendizagem do conceito em questão e este foi um dos motivos que procuramos modificar a prática de ensino para uma forma diferenciada de ensinar e aprender matemática como desnudamos no nosso relato.

 Palavras-chave: Números inteiros; anos finais do ensino fundamental; temperaturas geladas; criatividade; jogos matemáticos.