Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TEOREMA DE PITÁGORAS: UM PRIMEIRO CONTATO DE DOIS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM O PROEJA

Bárbara Viana Bernardes, Victor Hugo Neves Luz, Rodolfo Chaves

Última alteração: 2019-05-27

Resumo


Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de uma prática pedagógica, em uma aulaministrada por alunos da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Limat-Ifes),que participam do projeto de pesquisa e extensão “XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX” que trata dedemonstrações históricas do teorema de Pitágoras, bem como de outras produções da escolapitagórica. Esta prática oportunizou aos alunos da Limat um primeiro contato com uma sala de aula decurso Profissionalizante de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para o desenvolvimento desta práticautilizamos materiais didático-pedagógicos (MDP) e nossas análises e ações pautaram-se no viés doModelo dos Campus Semânticos (MCS) desenvolvido pelo Professor Romulo Campos Lins (in memoriam)para análise da produção de significados dos atores envolvidos no processo (licenciandos do Limat ealunos do Proeja envolvidos na prática em questão).