EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR
Última alteração: 2019-05-09
Resumo
RESUMO
Este trabalho trata-se de um relato de experiência do programa Residência Pedagógica (RP), no qual é desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação com as Instituições de Ensino Superior. Este programa organiza projetos institucionais articulando com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberam os seus licenciandos. Neste relato iremos propor reflexões de uma prática pedagógica realizada em turmas da 1° ano do ensino médio que teve por objetivo discutir questões relacionadas à permanência, evasão escolar e fatores que podem influenciar o processo de ensino-aprendizagem nessa etapa de escolaridade, além disso, mencionar ações desenvolvidas em diferentes escolas. Essas práticas pedagógicas foram desenvolvidas pelas professoras regentes das turmas e contou com a colaboração da estagiária residente nas discussões e reflexões coletivas com os estudantes sobre temas relacionados a questões sociais que podem influenciar o aprendizado nas aulas de educação matemática.
Palavras-chave: Residência Pedagógica; Permanência Escolar; Evasão Escolar; Educação Matemática.