Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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QUANDO DOIS MAIS DOIS NÃO SÃO QUATRO

Vito Rodrigues Franzosi, Rony Claudio de Oliveira Freitas

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


Os provérbios são ditos populares de diversos assuntos que transmitem conhecimentos comuns sobre as situações da vida cotidiana. Muitos deles foram criados na antiguidade, mas são empregados até os dias atuais porque possuem um formato simples, curto, direto e com sentido lógico. Quem nunca ouviu a frase "É tão certo quanto dois mais dois são quatro". Mas, esse dito é sempre válido? Existe alguma situação matemática em que essa frase se torna falsa? A representação numérica de uma determinada quantidade de objetos é sempre a mesma? Nesse artigo discutimos esse provérbio popular, com seus questionamentos e suas implicações matemáticas, utilizando representações numéricas construídas em um aplicativo para tablet. Uma análise sobre os aplicativos com características educacionais, revelou que os programas mais vendidos são para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e que a matemática é a segunda temática mais popular desse tipo desoftware. No entanto, o quantitativo de pesquisas sobre os benefícios que essas ferramentas podem oferecer ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos não acompanhou o crescimento exponencial dos aplicativos. Dessa forma, urge a necessidade de experimentação das tecnologias digitais no universo escolar em ambientes de ensino e aprendizagem de Matemática. Esse é o caso do Aplicativo Multibase, produzido para auxiliar a produção de conhecimentos relativos a números e operações aritméticas e utilizado nessa pesquisa. O Multibase é um aplicativo para tablets desenvolvido a partir da virtualização do Material Dourado Montessori. O objetivo desse trabalho foi analisar como representações numéricas podem ajudar na compreensão do conceito de número e do valor posicional dos algarismos que o compõe. Para isso, manipulamos os agrupamentos e desagrupamentos das peças virtuais do Aplicativo Multibase com a escrita numérica servindo-se dos algarismos indo-arábicos. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou referenciais teóricos pautados em discussões sobre o conceito de número, valor posicional dos algarismos, representações numéricas e utilização de dispositivo móvel no ensino de Matemática. A análise dos dados produzidos aponta para uma contribuição positiva do Multibase para a compreensão do valor relativo dos algarismos que representam um número, principalmente pela possibilidade de visualização e manipulação das peças virtuais no aplicativo, que favorecem descobertas e confirmações de propriedades de números.