Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RELATO DE EXPERIÊNCIA: EXPLORANDO O CONCEITO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA POR MEIO DO JOGO TORRE DE HANÓI NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO

Lalesca Paula de Oliveira Rodrigues

Última alteração: 2019-05-26

Resumo


Este estudo apresenta uma experiência que utilizou o jogo Torre de Hanói como ferramenta pedagógica para o ensino do conteúdo de Progressão Geométrica (PG). A aplicação ocorreu em uma turma de segunda série do ensino médio, de uma escola da Rede Pública Estadual. Por meio da manipulação do jogo, anotações, análises de dados e mediações com a professora pesquisadora, objetivou-se motivar os alunos à aprendizagem e estimular o pensamento matemático. A partir da aplicação foi possível observar que o uso do jogo possibilitou dinamizar a aula, estimular a curiosidade dos estudantes e levá-los a formular hipóteses e testá-las. Eles puderam ainda compreender como é formada uma Progressão Geométrica e generalizar a quantidade mínima de movimentos para as peças do jogo. Com isso, percebe-se que o ensino, quando desenvolvido por meio de recursos lúdicos, possibilita aos alunos novas condições de aprendizagem e demonstra aos professores a necessidade de adotar diferentes práticas nas aulas de matemática de modo a instigar os alunos ao aprendizado.