Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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MINI SUPERMERCADO A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DO CONHECIMENTO

Mariana Firme, MARILETE ABADI

Última alteração: 2019-05-23

Resumo


Resumo: O trabalho relata uma experiência realizada em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual no município de Cariacica/ES, através da vivencia de um mini supermercado. Essa prática fez parte de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Matemática, Português, Ciências, Geografia, História e Arte. No que tange a disciplina de Matemática o objetivo do trabalho foi levar os alunos a aprimorar seus conhecimentos sobre conteúdos matemáticos (sistema monetário, as quatro operações, grandezas e medidas). Partimos das ideias de Ausubel (1968, 1978, 1980) sobre aprendizagem significativa, visto que durante a dinâmica do mini supermercado as novas informações e conhecimentos ancoraram-se a conceitos pré- existentes dos aprendizes já assimilados em aulas expositivas. Os alunos tiveram de manusear cédulas e moedas, dar o troco, saber onde estavam lucrando ou levando prejuízo, desenvolvendo um raciocínio lógico em relação ao sistema monetário. Trabalhamos também com grandezas e medidas (capacidade, massa, comprimento) ao escolher os produtos do mini supermercado, aprimorando os conhecimentos em relação ao sistema decimal. Os discentes ainda interpretaram informações expressas em tabelas e gráficos durante a pesquisa de preços. Com a análise do projeto foi possível concluir que os alunos alcançaram uma aprendizagem significativa sobre conteúdos matemáticos, pois dispuseram a aprender e a proposta de trabalhar com material concreto (mini supermercado) trouxe significado para eles. Conseguiram reconhecer no cotidiano as representações dos números decimais e trabalhar com suas operações, avaliaram e distinguiram as diversas formas de medir, além de dizer sobre a importância da pesquisa de preços e comparar as ofertas de supermercados. Neste trabalho ficou claro para a escola e o corpo docente que aulas práticas e interdisciplinares despertam no aluno a principio a curiosidade, motiva o interesse e o contribui para uma visão cientifica de mundo, ao observar as interseções das diferentes ciências para um interesse em comum: a construção do aluno como um cidadão participativo, reflexivo e autônomo.

Palavras-chave: Mini supermercado; aula prática; aprendizagem significativa.

Referências:

AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. (1ª ed) Nova York, Holt Rinehart and Winston, 1968. 685p.

AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. and HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. (2ª ed) Nova York, Holt Rinehart and Winston, 1978. 733p.

AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. and HANESIAN, H. Psicologia Educacional (trad. de Eva Nick et al.) Rio, Interamericana, 1980. 625 p.