Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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SEMPRE É TEMPO DE APRENDER: RELATO DE UMA PROFESSORA DE ANOS INICIAIS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Zleinda Schultz Kuster, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco

Última alteração: 2019-05-24

Resumo


Nosso objetivo é apresentar reflexões de uma professora que ensina matemática nos anos iniciais a partir de suas participações em formações continuadas. Assim, este texto traz reflexões sobre o percurso formativo dessa professora destacando a importância deste tipo de formação e a relação com sua atividade de ensino. Destacamos que uma formação de professores compartilhada é defendida por Moura (2005), e deve ocorrer desde a formação inicial, onde as diferentes áreas estabeleçam diálogos e busquem alternativas pedagógicas para contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Ao participar de discussões provenientes de encontros realizados no Grupo de Estudos em Matemática (XXXXX) e em cursos de formação continuada, ofertados para professores de anos iniciais coordenados pelo Grupo de Pesquisa em XXXXXXXXX de Matemática (XXXX) no Ifes, vivenciou trocas de experiências e participou de pesquisas. Esse movimento envolvendo práticas pedagógicas de matemática em diferentes níveis de ensino possibilitou a apropriação de conceitos matemáticos e favoreceu aprendizagens da docência a partir da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. No decorrer desse envolvimento e participação nos encontros semanais do XXXXX, a professora teve o privilégio de conviver, aprender e trocar experiências com professores que ensinam matemática desde a educação infantil até o ensino superior, bem como de pesquisadores e professores do Ifes. Essa troca foi ampliada com a participação em quatro cursos de formação continuada envolvendo vários conteúdos matemáticos. Essas experiências proporcionaram um olhar mais atento e observador no seu fazer pedagógico, o que foi despertando o interesse por fundamentar teoricamente suas práticas na área de Educação matemática. Nesse caminhar, iniciou sua participação em eventos ofertados pelo Ifes, como por exemplo a Semana da matemática com escrita de relatos de experiências fundamentadas em reflexões, discussões e proposições levantadas nas diferentes formações. Também proporcionou a escrita de um capítulo de livro de maneira compartilhada (AUTOR 1 et al, 2015). Este movimento de participação em formações compartilhadas motivou avanços nos estudos, por isto, atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemática (Educimat) na linha de pesquisa de formação de professores, com um projeto que tem a perspectiva de auxiliar outros professores que ensinam matemática para os anos iniciais nessa busca pelo crescimento profissional e contribuição no seu processo de ensino da matemática. No grupo de pesquisa que participa, é contemplado um espaço para estudos, análise e reflexão sobre a Teoria Histórico-Cultural com a perspectiva de ter um olhar diferenciado no espaço de formação de professores e experiências das práticas. Concluímos que a participação nestes movimentos formativos levaram a professora a um novo processo de estudos e aprendizagens da docência, que podem ser evidenciados em seus relatos, no qual menciona mudanças em suas práticas de ensino a partir de sua inserção em grupos de estudos, formações continuadas e seu ingresso no mestrado profissional com pesquisa voltada para a linha de formação de professores.